Artigos

Mais luz, mais segurança: leilão que dará seguimento à modernização da iluminação pública de Santa Maria será em fevereiro – por Jorge Pozzobom

Cuidar da cidade é cuidar das pessoas. É investir em educação, saúde, infraestrutura, segurança e muito mais. É trabalhar 24 horas por dia acreditando que sempre é possível fazer mais. Nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu começamos o ano entusiasmados, com boas notícias e muita vontade de entregar à Santa Maria, no que depender de nós, tudo o que a nossa cidade merece e precisa. Tivemos um final de ano intenso, com entregas de uniformes, unidade de saúde e creches. E, claro, não paramos.

Ainda neste clima de boas notícias, nesta semana, demos mais um passo importante em rumo à nova iluminação do Município, o que inclui, o interior. Os distritos também receberão lâmpadas Led. Desde o início da nossa gestão, temos focado neste aspecto, pois, temos certeza disso, onde tem luz, não tem crime. Esse projeto fará uma diferença gigantesca na vida das pessoas. Temos certeza disso.

Depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, em 13 de dezembro último, a documentação da Parceria Público-Privada (PPP), que vai modernizar o parque de iluminação pública de Santa Maria, ficamos na expectativa dos próximos passos, que significava aguardar o leilão na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. Então, nesta segunda-feira, 8 de janeiro, o documento foi publicado, marcando para 20 de fevereiro a data do recebimento dos envelopes das empresas interessadas e, no dia 23, ocorrerá o leilão que irá definir qual delas ficará responsável por modernizar a iluminação pública de Santa Maria.

Reforço que serão 28 mil lâmpadas Leds, o que marca o comprometimento do nosso governo municipal em garantir não só uma nova iluminação, mas a expansão e a manutenção da rede existente. Está prevista a ampliação de 1.293 pontos para atender a demanda defasada. Outras 363 luminárias devem ser adicionadas anualmente para suprir a demanda do Município. Assim, ao longo do período previsto para essas mudanças, cerca de 37 mil pontos de luz serão iluminados. Com certeza, a PPP da Iluminação Pública significa mais do que uma grande transformação no cartão postal da cidade. Significa mais economia, cuidado com o meio ambiente e, repito: muito mais segurança.

Com isso, a economia estimada será de 250 milhões de kWh, equivalente ao consumo médio de 5,7 mil residências; a redução de 10,9 mil toneladas de CO2, equivalente a 77 mil árvores em uma área de 25 campos de futebol; e aproximadamente R$ 136 milhões de economia em despesas com energia devido a potencial redução de consumo.

Estamos cada vez mais perto de realizar mais um sonho que vai melhorar muito a vida das pessoas. Vencida mais essa etapa em São Paulo, assim que assinar o contrato, a empresa vencedora do processo licitatório terá dois meses para começar o trabalho, e 12 para finalizar. Essa é mais uma iniciativa importantíssima da Prefeitura, deixando-nos, mais uma vez, com a sensação de dever cumprido, sentimento sustentando a cada entrega do nosso governo, seja de creches, unidades de saúde, ruas, praças, entre outros. Afinal, não podemos parar. Tem muita coisa boa acontecendo para Santa Maria continuar melhorando e, assim, seguimos trilhando um caminho seguro em direção ao futuro.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo