PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Vacinas contra a gripe aplicadas na cidade são apenas para santa-marienses, alerta a Prefeitura

Muita gente já se imunizou nesta segunda, em Santa Maria. E doses enviadas aos municípios são adequadas à demanda deles
Muita gente já se imunizou nesta segunda, em Santa Maria. E doses enviadas aos municípios são adequadas à demanda deles

Por FABRÍCIO MINUSSI (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) informou que a partir dessa terça-feira (26) quem procurar os postos de saúde de Santa Maria para ser vacinado contra a Influenza deverá estar munido do comprovante de residência. De acordo com a secretária da SMS, Vânia Olivo, a medida será adotada de forma a garantir que o quantitativo de doses disponibilizado pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) seja direcionado ao público santa-mariense, que integra os grupos de risco.

A secretária disse que na manhã desta segunda-feira (25), quando deu-se início à campanha antecipada de imunização contra os três vírus das Influenza – H1N1, H3N2 e Brisbane, foi verificada uma preocupante procura pela vacina por moradores de outras cidades da região. “Essas doses devem ser aplicadas, exclusivamente, ao público santa-mariense. Cada cidade possui o seu quantitativo de vacinas e vamos garantir que o nosso chegue ao nosso público alvo”, explicou Vânia Olivo.

Os primeiros pontos de vacinação iniciaram as atividades às 8h, conforme calendário elaborado pela Secretaria de Município da Saúde e que prevê, na primeira semana da campanha, a imunização nos turnos da manhã e tarde, com reforço de equipes. No Posto de Saúde Oneyde de Carvalho, no Bairro Lorenzi, uma tenda do Exército Brasileiro (EB) foi montada para receber o público.

No interior a vacinação nesta segunda-feira (25) chegou a duas localidades. No Passo do Verde, a partir das 15h, os moradores podem procurar a sede da Subprefeitura. No Distrito de Palma a o apoio à vacinação se deu com a presença da Unidade Móvel de Saúde, às 9h, também na sede da Subprefeitura. Nesta terça-feira (26), a partir das 9h, a Unidade Móvel de Saúde estará na localidade de Colônia Penna.

No total serão disponibilizados cinco lotes de vacinas, com aproximadamente 188 mil doses, divididas conforme a meta de cada município. Em Santa Maria, 96.357 pessoas devem ser vacinadas.

Saiba mais sobre a campanha de vacinação em Santa Maria e o calendário de atendimentos nos postos de saúde e interior

BALANÇO

Segundo a responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, enfermeira Ana Mota, na sexta-feira (29) à tarde será feita a coleta dos dados juntos aos locais de vacinação para que seja apresentado um balanço dos primeiros cinco dias de campanha em Santa Maria. Em cima desse desempenho, a secretária de Município da Saúde, Vânia Olivo, avaliará a necessidade ou não de se manter o horário ampliado de vacinação nos postos de saúde.

APOIADORES

As equipes de vacinação da Prefeitura contam com o apoio de residentes e alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra) e Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas).

GRUPOS PRORITÁRIOS

– Crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias – (14.147 pessoas)

– Gestantes em qualquer idade gestacional – (2.555 pessoas)

– Puérperas até 45 dias após o parto – (420 pessoas)

– Trabalhadores de saúde (público e privado) – (13.812)

– Povos indígenas, a partir dos seis meses – (198 pessoas)

– Indivíduos com 60 anos ou mais – (36.292 idosos)

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida sócia educativa (a definir)

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional – (a definir)

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis* – (28.933 pessoas)

*Doenças crônicas não transmissíveis: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica e doença neurológica crônica e outras condições clínicas especiais (Imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias). Este Grupo somente receberá a vacina mediante atestado médico de sistema publico ou privado.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo