Maria Feliciana de Oliveira (séc. XIX) – por Elen Biguelini
Não encontramos muitos dados sobre esta autora, que figura de Sacramento Blake, com um romance positivista, chamado “Marta”, prefaciado por José Feliciano.
José Feliciano de Oliveira foi um astrônomo, abolicionista e republicano, conhecido como Professor José Feliciano, que nasceu em 6 de março de 1868 e faleceu em 3 de julho de 1962. Podemos presumir que sejam parte da mesma família. Outra semelhança que demonstra a ligação entre os dois são as temáticas positivistas em “Marta”, visto que o professor foi conhecido positivista, que se mudou para a França durante vários anos (entre 1911 e 1951), para ensinar em escolas francesas. Supomos que possa ser sua irmã ou esposa, mas não encontramos provas disto. Sabemos que foi casado, devido a seu registro de óbito, mas não encontramos seu casamento ou o nome de sua esposa, apenas de sua filha adotiva Dolores Carlota.
Obra:
“Marta”. Um ensaio positivista. Rio de Janeiro: s. l., 1899.
Fontes e Referências
Óbito de José Feliciano de Oliveira. “Brasil, São Paulo, Registro Civil, 1925-1995”, , FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XZY-44WM: Fri Oct 06 15:03:14 UTC 2023), Entry for José Feliciano de Oliveira and Joséfeliciano, 2 Jul 1962.
“Marta” no arquivo da Biblioteca Online Literatura Brasileira, da UFSC. https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?id=128394
Lopes de Oliveira, Américo. “Escritoras brasileiras, galegas e portuguesas”. s.l. Tipografia Silva Pereira, 1983, 142.
Blake, Augusto Victorino Alves Sacramento. “Diccionario Bibliographico Brazileiro”. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.