Maria Feliciana de Oliveira (séc. XIX) – por Elen Biguelini
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2023/11/elen-b-1.jpg)
Não encontramos muitos dados sobre esta autora, que figura de Sacramento Blake, com um romance positivista, chamado “Marta”, prefaciado por José Feliciano.
José Feliciano de Oliveira foi um astrônomo, abolicionista e republicano, conhecido como Professor José Feliciano, que nasceu em 6 de março de 1868 e faleceu em 3 de julho de 1962. Podemos presumir que sejam parte da mesma família. Outra semelhança que demonstra a ligação entre os dois são as temáticas positivistas em “Marta”, visto que o professor foi conhecido positivista, que se mudou para a França durante vários anos (entre 1911 e 1951), para ensinar em escolas francesas. Supomos que possa ser sua irmã ou esposa, mas não encontramos provas disto. Sabemos que foi casado, devido a seu registro de óbito, mas não encontramos seu casamento ou o nome de sua esposa, apenas de sua filha adotiva Dolores Carlota.
Obra:
“Marta”. Um ensaio positivista. Rio de Janeiro: s. l., 1899.
Fontes e Referências
Óbito de José Feliciano de Oliveira. “Brasil, São Paulo, Registro Civil, 1925-1995”, , FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XZY-44WM: Fri Oct 06 15:03:14 UTC 2023), Entry for José Feliciano de Oliveira and Joséfeliciano, 2 Jul 1962.
“Marta” no arquivo da Biblioteca Online Literatura Brasileira, da UFSC. https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?id=128394
Lopes de Oliveira, Américo. “Escritoras brasileiras, galegas e portuguesas”. s.l. Tipografia Silva Pereira, 1983, 142.
Blake, Augusto Victorino Alves Sacramento. “Diccionario Bibliographico Brazileiro”. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.