Por Maiquel Rosauro
O ex-pré-candidato a prefeito de Santa Maria pelo Partido Liberal (PL), Ewerton Falk, confirmou, na noite desta sexta-feira (22), sua desfiliação da legenda após a dissolução da Executiva Municipal da sigla. Falk informou que o processo ocorreu de forma antidemocrática, sem nenhuma comunicação e sem haver discussão sobre o assunto.
Ele também afirmou que seguirá militando na política e que valores e princípios como família, pátria, Deus e liberdade não são patrimônio de nenhum partido.
PSB unido
Celso Carvalho, presidente municipal do PSB, realizou um encontro com os dois vereadores da legenda, em Santa Maria, Paulo Ricardo Pedroso e Danclar Rossato. Na pauta, estavam as eleições de 2024. Ele fez questão de informar que os dois parlamentares são pré-candidatos à reeleição.
A foto abaixo deixa transparecer que a bancada está unida e deve passar incólume pela janela partidária. Danclar, há algumas semanas, era cotado para trocar o PSB pelo Podemos, legenda do vereador Tony Oliveira.
Duas semanas
A janela partidária, período em que os vereadores podem trocar de partido sem perder o mandato, irá fechar no dia 5 de abril. Até o momento, em Santa Maria, está confirmada apenas a saída de Roberta Pereira Leitão do Progressistas. Ela irá rumar para o PL, onde assumirá a presidência da sigla.
Nas próximas duas semanas, é esperada a saída do presidente da Câmara, Manoel Badke – Maneco, do União Brasil (UB). Ele deverá ingressar no Republicanos, legenda dos vereadores Alexandre Vargas e Getúlio de Vargas.
Além disso, todos aguardam uma movimentação de Tubias Callil, uma vez que a direção municipal do MDB, praticamente, o convidou a se retirar da sigla.
Atenção também a Anita Costa Beber. Há chance dela sair do PP e ingressar no Podemos? A resposta chega até 5 de abril.
Problema do Falk é que falam para ele o quanto é insignificante politicamente e falta capacidade cognitiva para assimilar a informação.