DestaquePolítica

BASTIDORES. Animação do Podemos, capoeirista e as licenças maternidade e paternidade vão à votação

Vereadores votam projeto que beneficia servidores da Câmara e do Executivo

Plenário da Câmara de Vereadores deve votar projeto de lei que veneficia servidores do Legislativo e do Executivo (Foto Arquivo)

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores de Santa Maria votam, nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei Complementar 16/2023, de autoria da Prefeitura, que aumenta de 120 para 180 dias a licença-maternidade de servidoras do Executivo e do Legislativo. A matéria também determina o aumento do período da licença-paternidade de cinco dias para 15 dias.

Na prática, a iniciativa promove alterações no Regimento Jurídico dos Servidores Municipais, representado pela Lei Municipal 3326/1991.

Apesar de o projeto ter sido protocolado pela Prefeitura, a iniciativa parte do Projeto Sugestão 15/2023, protocolado pela vereadora Marina Callegaro (PT). A petista, inclusive, é um membro não-oficial da comissão especial que trata da matéria, formada por Alexandre Vargas (Republicanos), presidente; Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB), vice-presidente; e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), relatora.

Capoeira

Também nesta quinta (11), os parlamentares votam o PL 9717/2023, de autoria da Helen Cabral (PT), que institui e inclui no Calendário Oficial de Santa Maria o Dia do Capoeirista, a ser comemorado em 3 de agosto.

Santa Maria já possui a Semana da Capoeira, celebrada entre os dias 13 e 20 de novembro. A iniciativa nasceu da Lei Municipal 4748/2004 e, posteriormente, foi inserida na Lei Municipal 5557/2011, que organizava em um único texto as datas festivas de Santa Maria criadas até 2011.

“Podemos” está animado para a campanha eleitoral em Santa Maria teve reunião no Clube Comercial (Foto Divulgação)

Podemos

O Podemos de Santa Maria realizou uma reunião de boas-vindas para novos filiados, na segunda-feira (8), no Clube Comercial. No encontro foi anunciada a organização partidária para as eleições e apresentados os pré-candidatos ao Legislativo.

Os dois nomes mais conhecidos da legenda são os vereadores Tony Oliveira, pré-candidato a prefeito, e Anita Costa Beber, pré-candidata à reeleição na Câmara.

No sábado (13), alguns pré-candidatos vão a Porto Alegre para um encontro com a Executiva Estadual da sigla e para participar de um curso de capacitação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Tony Oliveira terá como lema de campanha ‘ Sí, Podemos’. Caso não seja só um truquezinho para inflar a campanha visando o retorno ao Casarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo