DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Chuvas acima da média, 73 mortes por dengue, e “Não ao Racismo nas Escolas”

Inscrição ao seminário regional de artesãos, portal de licenciamento ambiental

Por Paulo André Dutra

* Às 18 horas, a estação do Cemadem no Bairro João Goulart indicava 102.2 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Na estação do Inmet localizada no campus da UFSM, o registro era de 83 mm.

* A média histórica mensal em abril para a cidade é de 147 milímetros. Apenas nos últimos 15 dias o acumulado alcançou 213 mm.

Com o aumento de casos de dengue, governo municipal reforça importância de medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do virus (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

* Segundo o superintendente Adão Lemos, da Defesa Civil, o único chamado veio da Nova Santa Marta, com a queda de um muro. Felizmente sem feridos.

* Com mais três mortes por dengue confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (16), o Rio Grande do Sul chega a 73 vítimas da doença.

* Assim, 2024 já supera 2022 em número de mortes Estado. Naquele ano, foram 64 pessoas.

* Santa Maria chegou a 441 casos, segundo o painel da SES/RS atualizado na manhã de terça-feira (16). Nos últimos cinco dias foram 88 novas confirmações.

* No último final de semana, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu comunicado sobre a circulação de dois diferentes tipos virais na população local.

“Essa situação representa um desafio adicional para a saúde pública, pois a reinfecção ou coinfecção por diferentes sorotipos do vírus da dengue pode aumentar a gravidade da doença e complicar o tratamento”, diz trecho da nota.

* Disponível, desde segunda-feira (15), a versão atualizada do Portal de Licenciamento Ambiental.

* Explica a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que a nova versão traz melhorias para o preenchimento e recebimento de informações e atende a Nova Lei de Proteção de Dados.

Pozzobom e o vice Rodrigo Decimo recebem o edil Paulo Ricardo Pedroso para a sanção do texto agora lei (Foto João Alves/Prefeitura)

* Sancionada, na manhã desta terça-feira (16), pelo prefeito Jorge Pozzobom a Lei Municipal 6.880, que cria o Programa Municipal Não ao Racismo nas Escolas Públicas do Município.

* Conforme a proposta, o programa prevê a realização de palestras de conscientização; exposição de cartazes nos murais das escolas, com os telefones de órgãos públicos de denúncia ao racismo; campanhas educativas, por meio de programas culturais.

* De acordo com o vereador Paulo Ricardo Pedroso, autor do projeto transformado em lei, um dos objetivos da lei é formar lideranças jovens para a luta contra o racismo.

* Prefeitura e Governo do Estado promovem nos dias 24 e 25 de abril o Seminário Regional Artesão em Foco, com palestras e workshop de capacitação no LabCriativo, Mercado da Vila Belga.

* Confira programação, atrações e procedimentos para inscrição neste link. Os participantes recebem certificado ao final do evento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo