Por Karoline Rosa (com Foto de Arquivo Pessoal) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou preocupação com a greve nacional da educação, durante sua entrevista para o programa “Bom dia, presidente” da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na última terça-feira.
Na ocasião, Lula afirmou que o governo está preparando nova proposta de reajuste para apresentar aos(as) docentes e os(as) técnicos(as)-administrativos(as) (TAE’s) das universidades e institutos federais e defendeu o direito da categoria à greve.
Estão marcadas duas reuniões de negociação na próxima semana. Atualmente, 51 instituições de ensino superior estão em greve. Outras três começam nesta segunda-feira, 13 de maio, e uma dia 20.
“Nós vamos fazer um acordo. A mim, não encanta ver parte da educação de greve. Eu tenho que inaugurar muitas escolas técnicas, visitar universidades, e eu quero que os professores e os funcionários estejam tranquilos”, destacou Lula durante o programa “Bom dia, Presidente”, da EBC.
Para esta segunda-feira, 13 de maio, está marcada uma nova reunião da Mesa Setorial Permanente de Negociação do MEC, que tem como objetivo debater questões específicas dos(as) servidores(as) da Educação das universidades e institutos federais, que não envolvam questões orçamentárias.
Já na quarta-feira, 15 de maio, acontece a 5ª Reunião da Mesa Específica e Temporária, que vai discutir reajustes salariais para 2024, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
Greve docente
Servidores e servidoras públicas estão em greve desde o dia 15 de abril, quando o governo negou reajuste salarial para este ano. A Sedufsm aderiu à greve da categoria no dia 25 de abril e desde então o Comando Local de Greve (CLG) vem realizando atividades semanais para debater e discutir as reivindicações da categoria docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, e conferir as reivindicações dos docentes, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.