LUNETA ELETRÔNICA. Alerta para a chuva forte e orientações na Vila Bilibio, equipamentos do Samu
Aluguel Social para 244 famílias, as obras da Corsan e as lavouras de inverno
Por Paulo André Dutra
* Aviso meteorológico ativo para Santa Maria e grande parte do Rio Grande do Sul. O alerta do Inmet (veja na imagem acima) para tempestade, com grau laranja de severidade (perigo), vale até as 9 horas de domingo (16).
* Segundo a Defesa Civil Estadual, “uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do norte, favorece a chuva moderada a forte acompanhada de descargas elétricas em grande parte do RS.”
* Há risco de queda de granizo e rajada de vento de até 70 km/h. No sábado, os acumulados podem chegar a 50 mm. No domingo, pode ultrapassar 100 mm.
* Em Santa Maria, a Defesa Civil foi até a Vila Bilibio (KM 3) para notificar cerca de 15 famílias sobre a chuva e orientadas a sair preventivamente.
* A Rua Marcone Mussoi, na entrada da Vila Bilibio, será bloqueada.
* No levantamento geológico realizado em maio no local, dois pontos foram considerados de grau mais elevado de risco geológico. Muitos informaram que pretendem ir para casas de familiares.
* A equipe da Defesa Civil indicou a possibilidade de busca de nova moradia através do programa Aluguel Social. 135 famílias assinaram contrato pelo programa e outras 110 estão à procura de imóvel.
* Dois quilômetros de rede de água estão sendo substituídos pela Corsan na Avenida João Machado Soares (Camobi), com investimento de R$ 1,3 milhão.
* Instalada em parceria com um condomínio do bairro, vai beneficiar os imóveis dos bairros Camobi, Vila Tonetto, Estação Colônia e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A previsão é de que a obra seja finalizada em até 45 dias.
* Novos equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Saúde para o SAMU, com investimento de R$ 40,4 mil.
* Foram adquiridos três desfibriladores portáteis e três bombas de infusão. O Instituto Masper é responsável pela operacionalização do Samu em Santa Maria.
* A área plantada com trigo na região deve ser reduzida em 20% para esta safra, indica o Informativo Conjuntural da Emater regional. O comparativo é com o ano anterior.
* Estima-se que já tenha sido plantado entre 5 e 10% da área prevista de 91.563 hectares com a cultura.
* Tupanciretã, Capão do Cipó, Cachoeira do Sul, Júlio de Castilhos e Jari contribuem com quase 60% da área de trigo a ser plantada na região da Emater Santa Maria, que tem 35 municípios.
* Outra cultura de inverno, a canola aponta para uma área de 24.583 hectares, um aumento em torno de 70%. Na aveia branca para grãos, há indicação de diminuição de 22%, devendo ficar em torno de 37.425 hectares.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.