DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Plano de Resposta à Fauna, Santa Maria na drenagem do aeroporto de capital…

Castramóvel, a soja que não será colhida e a retomada da emissão das GTA’s

Por Paulo André Dutra

Catramóvel está instalado no galpão da Secretaria de Meio Ambiente (Foto João Alves/Prefeitura)

* Tutores de cadelas e gatas, inscritos no CadÚnico, podem cadastrar-se no próximo dia 4 de junho para castração dos animais no Castramóvel.

* O mutirão será no Centro Administrativo Municipal, das 14 às 16h/30. São 60 vagas, sendo 40 caninas e 20 felinas.

* Para fazer o cadastro, basta comparecer na ação com cópia dos seguintes documentos: folha resumo do CadÚnico atualizado, comprovante de residência, CPF, RG e uma foto impressa do animal.

* A assistência a animais durante situações de calamidade pública também ganhou um plano do governo do Estado, lançado nesta sexta-feira (31) pelo Gabinete do Vice-Governador e da Secretaria de Meio Ambiente.

Plano de Resposta à Fauna faz parte do Plano Rio Grande, para consequências do enfrentamento à enchente (Foto Lauro Alves/Secom)

* O Plano de Ações de Resposta à Fauna propõe a articulação entre as esferas municipal, estadual e federal e o terceiro setor e define atividades, competências e responsabilidades.

* “Hoje, são pelo menos 20 mil animais em abrigos, muitos à espera dos seus tutores e uma grande parte que vivia em situação de rua e que poderá encontrar um lar. Por isso, elaboramos um plano robusto, com ações em várias frentes”, explicou o vice-governador Gabriel Souza.

* Desde as 12 horas de quarta-feira (29) já é possível emitir as Guias de Trânsito Animal (GTA) pelo Sistema de Defesa Agropecuária da Seapi. Este foi outro sistema que ficou indisponível no desligamento do data center da Procergs. Confira orientações.

* O escoamento das águas do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e de outras áreas da região metropolitana tem contado com a participação ativa de santa-marienses.

Drenagem do Aeroporto Salgado Filho com bombas cedidas por empresa e participação de equipe da UFSM na operação (Foto Divulgação)

* Tanto a Agrimec Implementos Agrícolas quanto a equipe FieldCrops, da UFSM, fazem parte da iniciativa DrenarRS, organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul com a participação de outras entidades e empresas do setor orizícola.

* Sete bombas, do modelo de maior vazão fabricado pela empresa, foram emprestadas para o trabalho supervisionado pelo DMAE. Seis delas estão no aeroporto e uma na região da Fiergs.

* Dois acadêmicos e um pós-graduando da UFSM, com o professor e coordenador da FieldCrops, Alencar Zanon, realizaram a operação, manutenção e supervisão das bombas e tratores.

* Restam 7% de lavouras de soja da região a serem colhidas na região, destaca a Emater no informativo conjuntural regional da semana.

* Porém, estas dificilmente serão colhidas. A falta de uma sequência de dias secos inviabiliza o trabalho. Além disso, a produção perdeu severamente a qualidade pelo excesso de umidade.

* A produtividade média, segundo estimativa do órgão, caiu de 3.269 quilos por hectares para 2.500 kg/ha. A região semeou pouco mais de um milhão de hectares com soja.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Fauna é o que está na foto. Dudu Milk cara de pau marketando até em cima dos pets. Coisas de tucanos, Possochato que o diga, o negocio não é governar, é marketar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo