Artigos

Luz e segurança: a cidade cuidando das pessoas – por Jorge Pozzobom

Mais iluminação, segurança para os cidadãos e um impacto ambiental positivo

Sempre devemos celebrar as nossas conquistas. E é isso que o Rodrigo Decimo, eu e a equipe da Prefeitura fizemos no dia 19 de julho. Um dia histórico para a nossa cidade. Em São Paulo, na Bolsa de Valores B3, conhecemos a vencedora do Leilão da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, o consórcio IP Santa Maria. A Prefeitura vai substituir 28 mil pontos de luz por lâmpadas de LED em todo o Município. Ou seja, nas vilas, nos bairros, na área urbana e nos distritos, terá mais luz, mais modernidade e mais segurança para os santa-marienses.

Já podemos dizer que essa é a primeira parceria público-privada da nossa cidade. O valor investido pela Prefeitura é de mais de R$ 219,7 milhões e vamos ter uma economia de mais de R$ 132 milhões por causa da diminuição do consumo energético. E o que é mais importante disso tudo: não vai aumentar nenhum centavo na tarifa da luz para o contribuinte. Continuamos, cada vez mais, trilhando um caminho seguro em direção ao futuro.

O foco agora é agilizar o processo para iniciar a substituição pelas lâmpadas de LED, o que deve ocorrer até outubro. Assim que assinado o contrato com a concessionária e aprovado o plano de modernização, as empresas terão 12 meses para finalizar a troca dos 28 mil pontos de luz.

As notícias boas não param por aí. Também vamos ter a ampliação de 1.293 pontos de luz para melhorar, ainda mais, a qualidade de vida da nossa população. Vão ser instaladas, anualmente, mais 363 luminárias. Assim, ao final dos 24 anos de contrato, vão ser cerca de 37 mil pontos de luz com lâmpadas de LED em todo o Município, que contempla os bairros, as vilas e o interior. Mais luminárias significa diminuição da criminalidade em todas as regiões da cidade. Com as ruas mais iluminadas, isso traz mais segurança para os moradores. E reforço: o preço da energia não vai aumentar para a população, quando ocorrer a instalação das novas luminárias.

O parque de iluminação é um grande avanço, não apenas para a modernização de Santa Maria, mas, também, em relação ao impacto ambiental positivo na nossa cidade. Vamos conseguir uma redução de quase 11 mil toneladas de C02. O projeto de modernização caminha lado a lado com a sustentabilidade. Pauta que não pode mais ser deixada de lado, principalmente, após a tragédia climática que vivemos em maio deste ano no Estado do Rio Grande do Sul.

De fato, a batida do martelo, ao final do leilão, representa um marco para Santa Maria. Já estamos envolvidos nos próximos passos para, logo, começarmos a instalação das lâmpadas. Continuamos em frente, avançando pela nossa cidade. Juntos, somos mais fortes.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Observação do Editor: A foto que ilustra este artigo é de Guilherme Brum (Divulgação).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo