DestaquePolítica

ELEIÇÕES. Riesgo é o quinto a apresentar Plano de Governo. Confira as propostas para Santa Maria!

Inteligência artificial analisa a viabilidade do que é proposto pelo candidato

Por Maiquel Rosauro

Capa do Plano de Governo de Riesgo (Novo) e Magali (MDB) (Foto Divulgação)

O Plano de Governo de Giuseppe Riesgo (Novo) para Santa Maria foi disponibilizado no DivulgaCand na terça-feira (13). É o quinto candidato a prefeito a apresentar suas propostas. Ele representa a coligação Segue teu Coração, que conta com Novo, Avante e MDB; com Magali Marques da Rocha (MDB) como candidata à vice-prefeita.

O documento possui 51 páginas e apresenta uma visão para o desenvolvimento de Santa Maria com foco em áreas como economia, saúde, segurança e mobilidade urbana. Assim como fez com os Planos de Governo de Valdeci Oliveira (PT), Roberta Leitão (PL), Paulo Burmann (PDT) e Alídio da Luz (PSol), o Site programou o ChatGPT para resumir e analisar a viabilidade das propostas de Riesgo.

Para a inteligência artificial, o plano destaca a necessidade de revitalizar a economia local e possui propostas viáveis em diversos aspectos – desde que haja uma gestão eficiente. Também aponta que a licitação para o transporte coletivo mencionada entre as propostas é necessária, mas que enfrentará resistência de empresas já estabelecidas na área.

Principais propostas por área:

Economia:

Agência de Desenvolvimento: fortalecer a agência de desenvolvimento econômico para atrair mais investimentos.

Aeroporto Civil: contratar um Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) para a construção de um aeroporto civil, visando melhorar a conectividade e o comércio.

Diversificação Econômica: fomentar a diversificação da economia local, que hoje depende predominantemente do setor de serviços​.

Saúde:

Polo de Referência em Saúde Digital: implementar tecnologias digitais, como prontuários eletrônicos e telemedicina, para melhorar a gestão e a qualidade do atendimento.

Sistema Unificado de Filas: criar um sistema unificado para organizar a demanda e reduzir filas em serviços de saúde.

Saúde Mental: ampliar a rede de apoio e tratamento para transtornos mentais e dependência química​.

Segurança:

Formação e Capacitação da Guarda Municipal: Priorizar investimentos na Guarda Municipal, incluindo a realização de concursos e a oferta de cursos de especialização.

Secretaria de Segurança Pública: criar uma nova secretaria para melhorar a integração entre órgãos de segurança e implementar medidas preventivas​.

Mobilidade Urbana:

Licitação do Transporte Coletivo: realizar uma nova licitação para o transporte coletivo, a primeira desde 1970.

Flexibilização dos Transportes: incentivar novos meios de transporte, como vans e bicicletas, e ampliar a infraestrutura para ciclovias​.

Análise de viabilidade, segundo o ChatGPT:

Economia: As propostas voltadas para a economia, como a criação de um aeroporto civil e a valorização da Agência de Desenvolvimento, são viáveis, mas exigem uma articulação eficiente com os governos estadual e federal, além de recursos substanciais para investimentos iniciais.

Saúde: A implementação de tecnologias digitais na saúde pública é uma tendência global e, com parcerias adequadas, pode ser bem-sucedida. No entanto, a eficácia do sistema unificado de filas depende de uma gestão competente e de infraestrutura tecnológica robusta.

Segurança: A criação de uma Secretaria de Segurança Pública e o fortalecimento da Guarda Municipal são viáveis, mas dependem de uma alocação orçamentária adequada e de parcerias para capacitação.

Mobilidade Urbana: A licitação para o transporte coletivo é necessária, mas pode enfrentar resistência de atores já estabelecidos no setor. A promoção de novos meios de transporte, como ciclovias, é viável e alinha-se com tendências de sustentabilidade, embora exija um planejamento urbano integrado.

Conclusão: O plano de governo Riesgo apresenta propostas ambiciosas e, em muitos aspectos, viáveis, desde que acompanhadas por uma gestão eficiente, articulação política eficaz e alocação de recursos financeiros adequados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Pelo que pude apurar existem pouco mais de 70 escolas municipais em SM. Guarda Municipal segundo consta tem 113 agentes, 34 ‘aptos’ a utilizar pistola. Se fossemos colocar dois agentes desarmados por turno em cada escola (fora outros predios) seriam necessários 420 agentes. Um aumento de quase 300%. Logo utilizar a Guarda como ‘espantalho’ de criminoso é, pelo jeito, inviavel. Dai querem criar secretaria de segurança (vai acabar saindo, nenhum susto). Salario de um secretario (os cabides), um secretario adjunto, umas duas superintendencias, servidores retirados de outras secretarias, etc. Para fazer ‘reuniões’ de coordenação. De secretario colocam ou um sargento aposentado da Brigada ( nada contra os sargentos, a questão é marketagem; de repente ate arrumam um oficial que passou os ultimos anos da carreira esfregando a barriga numa mesa) ou um delegado que não entende nada de policiamento ostensivo. Ou seja, jogo de cena para ingles ver. Marketagem e falta de gestao.

  2. Esta é daquelas. Agencia de Desenvolvimento produziu um documento denominado ‘Plano Estrategico de Desenvolvimento de Santa Maria’. ‘A SM que queremos’. ‘2014-2030’. Uma especie de ‘lista de desejos’ sem o genio para atender. Produzido em 2013. Nela já é mencionado um aeroporto civil. E um polo logistico que, nas condições atuais, não esta no horizonte. Alas, novo centro logistico foi inaugurado em Guaiba, BR116. Não foi atingido pela enchente. Falam em ‘corredor logistico’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo