Por Lenon de Paula (com Arte de Gibran Carrazzoni) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, convida para o 2º Fórum Municipal de Turismo de Santa Maria, evento aberto ao público que ocorre em 3 e 4 de setembro, no LabCriativo, empreendimento localizado no Mercado da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 2.038). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento.
O fórum contará com a participação do diretor-geral da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (Setur RS), Rafael Carniel; da coordenadora do Projeto Observatório de Turismo “Caminhos do Sul”, Raquel Lunardi; e da turismóloga, especialista em turismo e em gestão pública municipal Ivane Fávero.
“É um evento voltado para todos os agentes do setor turístico, como hotéis, agências, guias de turismo, bem como alunos do curso de Turismo. A ideia é promover debates sobre temas relevantes para o setor, trocar experiências e possibilitar um espaço de networking”, afirma a superintendente de Turismo, Ana Júlia Socal.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Santa Maria em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Sebrae, e conta com o apoio do curso de Gestão de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Maria (Sindhturr) e do Inova RS Região Central.
Programe-se
• O quê: 2º Fórum Municipal de Turismo de Santa Maria
• Onde: LabCriativo / Mercado da Vila Belga, Rua Manoel Ribas, nº 2038
• Quando: 3 e 4 de setembro
• Inscrições gratuitas no site do evento
• Convidados: Ivane Maria Remus Fávero é turismóloga, especialista em turismo e em gestão pública municipal, é consultora em turismo e criadora de conteúdo digital do blog Viajante Maduro. Mestre em Turismo, foi Secretária de Turismo de Bento Gonçalves e Garibaldi por 20 anos. Rafael Carniel é diretor-geral da Setur RS, atuou como Secretário de Turismo de Gramado e Presidente da Gramadotur – Autarquia de Turismo e Cultura; foi também Diretor Executivo da Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias e da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha e Vice-Presidente de Turismo da FEDERASUL – Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul. Raquel Lunardi é bacharel em Turismo, Mestre em Extensão Rural, Doutora em Desenvolvimento rural. Professora do Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja, coordenadora do Projeto Observatório de Turismo “Caminhos do Sul”.
Aldeia não tem vocação turistica. Mas tem gente pendurada neste cabide. Longe de tudo, poucos atrativos (perde na comparação sempre). Quem gosta de dinossauros, arquitetura, etc. são meia duzia de gatos pingados. Não tem gastronomia forte. Dinheiro publico que deveria ser melhor empregado está sendo jogado numa coisa sem futuro.