DestaquePolítica

ELEIÇÕES. Primeiro turno termina com a divulgação de pesquisas incompletas e números questionáveis

Gráficos omitem parte das intenções de votos dos eleitores santa-marienses

Por Maiquel Rosauro

As candidaturas de Roberta Leitão (PL), Giuseppe Riesgo (Novo) e Rodrigo Decimo (PSDB) à Prefeitura de Santa Maria divulgaram, nos últimos dias, dados incompletos de pesquisas de intenção de votos. Cada candidato procura mostrar que é o único capaz de vencer Valdeci Oliveira (PT) em um eventual segundo turno.

Na quinta-feira (3), Roberta divulgou em suas redes sociais um gráfico proveniente da pesquisa do Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião (Igape), registrada no TRE/RS sob o número 06.581/2024. O post mostra Valdeci com 29,3% das intenções de voto; Roberta com 25,7%; Decimo com 19,7%; Riesgo com 7,7% e Paulo Burmann (PDT), com 2,4%. O somatório dos percentuais é 84,8%. Não é informado onde estão os outros 15,2%.

Conforme o post, a pesquisa foi feita entre os dias 29 e 30 de setembro, com 700 entrevistados. A margem de erro é de 3,7% e o nível de confiança é de 95%.

Decimo, nesta quinta (3), divulgou um gráfico oriundo da pesquisa do Instituto Amostra, registrado no TRE-RS sob o número 01388/2024. O post mostra Candidato com 37%; Decimo, com 17,8%; Candidato com 8,3%; e Candidato com 3,2%. O somatório dos percentuais é apenas 66,3%. A publicação não informa a intenção de voto de 33,7% da amostra.

O post indica que a pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, ouvindo 600 pessoas. A margem de erro é de 4,08% e o nível de confiança é de 95%.

Nesta sexta (4), Riesgo publicou um gráfico onde Valdeci possui 36% das intenções de voto; Roberta, 17,8%; Riesgo, 17,5%; e Decimo, 15%. O somatório é 86,3%. A intenção de voto de 13,7% da mostra não é divulgada. Os números são oriundos da Studio Pesquisas, que registrou o levantamento no TRE-RS sob o número RS-09493/2024.

O post informa que a pesquisa foi feita na quinta (3), com 400 eleitores. A margem de erro é de 4,9% e o nível de confiança é de 95%.

Frente a tantas pesquisas com números contestáveis, Burmann ridicularizou a situação ao divulgar um gráfico onde Riesgo, Roberta e Decimo estão com percentuais absurdos.

“Eis o resultado das pesquisas para o primeiro turno das eleições de Santa Maria. Tá vendo como é fácil cair em Fake News? Cuidado com as pesquisas fraudulentas”, publicou o pedetista.

O Site entrou em contato com as campanhas de Riesgo, Roberta e Decimo e solicitou uma cópia dos dados completos das pesquisas. As candidaturas de Riesgo e Decimo afirmaram não possuir a íntegra dos estudos. A candidatura de Roberta disse apenas que não enviaria os dados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Olhando por cima. Pessimo nas tres pesquisas tem 19.7, 17.8 e 15. Media 17.5. Omitiu os adversários da propria pesquisa, ou seja, subiu no telhado. Burmann não tinha chance nenhuma desde o começo, rachou o PDT com seu jeito ‘democratico’ de ser (vai apoiar Aideti no segundo turno e ganhar uns cabides se ele for eleito). Riesgo na media tem 12. Pepa II tem 21,8. Na rua foi possivel perceber um crescimento da candidatura dela. Nesta conta na parte de tras do envelope, levando em conta que são pesquisas diferentes em datas um pouco diferentes e margens de erro desiguais, daria Aideti e Pepa no segundo turno. Rejeição teria peso. Apoio dos tucanos e PDT (puxadinhos) seria para Aideti. Novo ‘abriria’ o voto. Resultado neste cenario chutistico seria apertado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo