LUNETA ELETRÔNICA. Hemocentro solicita doações, números do câncer de mama, mais um semáforo
A agenda das feiras em SM, transferências nas Escolas de Educação Infantil...
Por Paulo André Dutra
* Em 2023, o Estado registrou 5.038 casos novos de câncer de mama, o equivalente a uma taxa de incidência de 89,53 a cada 100 mil mulheres.
* Os dados são do Boletim Epidemiológico do Câncer de Mama no Rio Grande do Sul, publicado pela Secretaria Estadual da Saúde para marcar a última semana do Outubro Rosa.
* Representa uma redução de 1,6% no número de registros (menos 84 casos) entre 2022 e 2023. Quanto à mortalidade, a série histórica mostra que, em 2023, foram 1,5 mil óbitos, enquanto em 2022 foram 1.435.
* A região de saúde onde se encontram Santa Maria e mais 21 municípios está na 13ª posição entre as 29 do Estado, com uma incidência próxima da média estadual: 91,34 a cada 100 mil mulheres, com 210 casos em 2023.
* Em número de casos, Santa Maria está no 7º lugar, com 102. A taxa de incidência é de 71,41 a cada 100 mil mulheres.
* Toropi tem a 6ª maior taxa de incidência do Estado, com 316,71, relativo a 4 casos no ano.
* O Hemocentro de Santa Maria solicita a doação de sangue de odos os tipos, preferencialmente o tipo O.
* Não é obrigatório o agendamento prévio, mas pode ser feito pelo site da Secretaria da Saúde.
* Semáforo instalado na esquina da Avenida Liberdade com a Rua Ernesto Beck. A Secretaria de Mobilidade Urbana tornou o equipamento operacional na manhã desta terça-feira (29).
* De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, um sinistro de trânsito registrado naquele ponto em agosto deste ano motivou a intervenção.
* Além das tradicionais feiras de produtos da agricultura familiar, nesta semana a secretaria de Desenvolvimento Rural promove também as feiras de flores para o Dia de Finados. Confira a agenda.
* Termina nesta quinta-feira (31) o prazo para a solicitação de transferência escolar na Educação Infantil da rede municipal.
* Pode ser feita online, no site específico, ou presencialmente na Central de Matrículas (Rua Serafim Valandro, 369 – Bairro Nossa Senhora do Rosário), de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min.
* Com a instalação de 74 coletores em lavouras de soja em todo o estado, o Programa Monitora Ferrugem RS deu início às suas atividades para a safra 2024-2025.
* Por meio dele, são disponibilizadas semanalmente informações sobre a ocorrência de esporos do fungo causador da ferrugem asiática e a predisposição para a incidência com base nas condições climáticas.
* Considerada a mais importante praga da cultura, pode ocasionar perdas na produtividade de 10 a 90%.
* É uma iniciativa da Emater e Secretaria Estadual de Agricultura, com participação de UFSM, UFRGS, Unipampa, institutos federais e cooperativas de todo o Estado.
De transito este Ponzi só sabe intalar pardal e sinaleira.