LUNETA ELETRÔNICA. Uniformes para os alunos da rede estadual, Foro de Santa Maria fechado dois dias
Seminário de Educação Especial e o projeto de alerta sonoro para inundações
Por Paulo André Dutra
* A partir de 2025, todos os estudantes da rede estadual receberão uniformes escolares. A previsão é atender a cerca de 740 mil estudantes, com um investimento anual de R$ 403 milhões.
* Alunos de quatro escolas públicas de Porto Alegre desfilaram no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (10), apresentando os modelos nas cores verde, branca e azul, com o brasão do Estado e a bandeira gaúcha.
* A entrega dos uniformes está prevista para iniciar em fevereiro, conforme o cronograma de produção e entrega das empresas.
* Cada aluno receberá um kit com dez peças, adaptadas para todas as estações do ano: três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga comprida, duas calças, uma bermuda, uma jaqueta e um moletom.
* Judocas de todo o Rio Grande do Sul, com equipes convidadas de Santa catarina e Paraná, reúnem-se em Santa Maria neste domingo (13) para o 24º Campeonato Estadual de Judô no Ginásio A do Centro Desportivo Municipal (CDM).
* Estima-se a participação de 370 atletas, com o início da competição às 11 horas. A cerimônia de abertura está marcada para as 10 horas.
* A competição faz parte do Circuito Sul Brasileiro de Judô e é promovida pela Liga Rio-grandense de Judô, com realização da Master Esportes em parceria com o Santa Maria Judô.
* A UFSM será sede, no período de 11 a 13 de novembro, do 12º Seminário de Educação Especial e do 1º Congresso Internacional de Educação Especial.
* Constituída por mesas temáticas, conferências, fóruns e momentos culturais, a programação será desenvolvida no Auditório Wilson Aita, enquanto que as sessões de apresentação de trabalhos ocorrem no Centro de Educação (CE).
* Como eventos paralelos, ocorrem o 3º Seminário Latino-Americano de Educação Especial e o 1º Fórum do Cursos de Licenciatura em Educação Especial das Instituições Públicas de Ensino.
* Unidades judiciais do Foro de Santa Maria estarão fechadas nos dias 16 e 17 de outubro, por determinação da Corregedoria-Geral de Justiça.
* A decisão decorre da reforma do prédio, que incluirá adequações no layout, como o deslocamento de mobiliário e equipamentos de informática, entre outras atividades, que podem interferir na adequada prestação jurisdicional.
* Não haverá prejuízo do atendimento das medidas urgente, em plantão, bem como da realização de audiências virtuais já designadas, sem o comparecimento de partes, procuradores e testemunhas ao prédio do Foro.
* Nestas datas, os prazos processuais da Vara Regional de Execuções Criminais e do Juizado Especial Cível estarão suspensos. A Direção do Foro da Comarca de Santa Maria também estará fechada.
* Pode estar nascendo um sistema de alerta sonoro contra inundações no Estado.
* Pelo menos é o que propõe o PL 425/2023, de autoria do deputado Capitão Martim (Republicanos), aprovado pela Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia Legislativa. O texto continua em tramitação na Casa.
* De acordo com o projeto, o sistema compreenderá a instalação de sirenes em pontos estratégicos dos municípios, devidamente identificadas, capazes de emitir sinal sonoro distintivo para indicar situações de risco iminente de inundações.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.