Programa Santa Maria Resiliente: a cidade cuidando das pessoas – por Jorge Pozzobom
“Prevenção, redução e respostas aos desastres e as respectivas consequências”
Governar um Município é estar preparado para enfrentar os mais diversos desafios, e eles vêm de todos os lados, sem descanso, sem trégua. Ser prefeito de uma cidade é trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, atacando todas as frentes necessárias. Ainda assim, com constante planejamento e organização, ninguém, ninguém mesmo, estará completamente pronto para uma tragédia, seja ela da origem e da dimensão que for.
Em maio deste ano, fomos surpreendidos pela maior tragédia climática da nossa história. Como tenho dito, Santa Maria só não ficou debaixo d’água devido a todo o investimento que o nosso governo fez em macrodrenagem. Falo de mais de R$ 100 milhões para resolver problemas crônicos de infraestrutura, os quais ninguém vê, mas que fazem toda a diferença para que não tenhamos resultados provisórios, mas soluções permanentes. De lá para cá, são mais de 300 famílias em novos lares, as quais saíram de áreas de risco para morar em locais seguros provenientes do Aluguel Social, pago pela Prefeitura. São mais de 1,2 mil pessoas abrigadas, as quais, logo, logo, terão suas casas permanentes, compradas também pelo Executivo Municipal. Foram meses e situações difíceis, vencido com muito trabalho, fé, amor e esperança.
Quero reforçar aqui que, constantemente, ou seja, muito antes dos temporais, temos trabalhado com o Programa Santa Maria Resiliente e no Plano Municipal de Redução de Riscos, documento de suma importância frente aos desastres socioambientais, sendo um instrumento de prevenção, redução e respostas aos desastres e as respectivas consequências.
Esta iniciativa que tem como objetivo orientar a nossa comunidade a respeito de protocolos para ações em desastres. As secretarias do nosso governo têm recebido a oportunidade de conhecer cada uma dessas oficinas, entre elas, a Protocolo Escolas Resilientes, destinada a profissionais da educação, realizada neste ano, com o objetivo de capacitar os servidores e auxiliar na criação do protocolo relacionado à evacuação das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), por exemplo.
E não se trata apenas de tragédias climáticas. Todo esse Plano de Contingência visa ações imediatas diante de incêndio, alagamento, colapso de estrutura, deslizamento, micro explosão, raios, surtos de doenças, por exemplo. Por isso que todas as esferas do Município, junto às forças de segurança, devem estar preparadas para uma pronta-resposta diante das adversidades.
A Prefeitura de Santa Maria e a Defesa Civil do Município fizeram a primeira versão do Plano de Contingência em 2022. Em 25 de setembro de 2023, foi apresentado o Programa Santa Maria Resiliente. Agora, a atualização segue ocorrendo com oficinas direcionadas para diferentes públicos como órgãos de segurança, setor privado e para veículos de comunicação que podem auxiliar na reconstrução da cidade após desastres meteorológicos.
É claro que o Programa Santa Maria Resiliente é um compromisso de todos nós, coordenado pelo Gabinete do prefeito e pela Defesa Civil, compreendendo o Plano de Contingência, simulados progressivos, mapas de áreas de risco, protocolo de comunicação, educação comunitária, palestras e plataformas online.
Santa Maria está à frente de muitos outros municípios do Estado, capacitando diversos órgãos e instituições que, juntos, estão contribuindo para atualizar nosso plano de ações para desastres. Antecipar problemas que possam ser ocasionados em situações de desastres, além de ajudar e contribuir na construção de uma resposta imediata aos impactos, são algumas das ações que vão constar na atualização do plano.
Com isso, o nosso Plano de Contingência já é um dos melhores do país para o enfrentamento de desastres geológicos e hidrológicos. Já o colocamos em prática antes, durante e após o temporal de 16 de janeiro deste ano, e a resposta foi positiva. E seguimos participativos, enquanto Poder Público, no crescimento sustentável do Município.
Aproveito para convidar a todos vocês para um evento muito especial, realizado nesta quarta-feira, 2 de outubro, às 19h, no Itaimbé Palace Hotel, centro de Santa Maria. Trata-se do Encontro Voluntariado em Desastres de Santa Maria, que tem como objetivo apresentar o Programa Santa Maria Resiliente para todos os envolvidos e interessados no tema.
Mais do que tudo, nosso compromisso é cuidar das pessoas. Isso se reflete na entrega de 10 creches, uniforme para toda a Rede Municipal de Ensino (RME), Samu 24 horas, mais de 300 famílias no Aluguel Social, serviços de infraestrutura, macrodrenagem, pavimentação e sinalização em todas as regiões da cidade, e muito mais. É só andar pela cidade e perceber o quanto Santa Maria tem avançado e, com a ajuda de Deus, vai avançar ainda mais.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.
Santa Maria Resiliente: suportou Possochato durante 8 anos!