DestaqueEconomia

FINANÇAS. Fidem é a primeira instituição de SM a obter código de compensação bancária do Bacen

Previsão: no meio de 2025 já será possível abrir uma conta digital no banco

Por Guilherme Bicca (com foto de Divulgação) / Da Assessoria de Comunicação da instituição

Davi Cipriano, do Fidem: “nós temos que valorizar o que foi feito, porque é algo muito difícil”

O Fidem Bank, instituição financeira santa-mariense que completou cinco anos em setembro, recebeu autorização para operar com seu próprio código bancário, na última semana. O código de compensação bancária conferido pelo Banco Central (Bacem) foi o 678 e, com isso, o Fidem integra o Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB) e passa a fazer parte de um seleto grupo de instituições financeiras que possuem código próprio, no Brasil.

Isso porque a concessão da autorização pelo Banco Central obedece a uma série de critérios rigorosos que incluem a análise de estrutura financeira e de governança da instituição; a capacidade de gestão de riscos e de segurança de dados; além da conformidade da instituição com as regulamentações de compliance. 

Além disso, o Fidem Bank precisou comprovar sua solidez financeira para manter as operações de maneira sustentável e demonstrar que dispõe de controles internos eficientes e tecnologia adequada para assegurar a integridade das transações e a proteção de seus clientes. 

Todo esse rigor ilustra o tamanho do feito alcançado: o Fidem Bank é a primeira instituição financeira santa-mariense a operar com código de compensação bancário próprio e com matriz fixada no município. 

“Nós temos que valorizar o que foi feito, porque é algo muito difícil. São poucas instituições que conseguem chegar nesse ponto e atender todas as exigências do Banco Central. Não é apenas bater na porta do Banco Central e pedir a autorização. Tem muito trabalho a ser feito e uma série de critérios a serem atendidos. E a partir daqui, se abre um leque de oportunidades”, explica Davi Cipriano, sócio fundador do Fidem Bank.

E as oportunidades a que se refere Cipriano, são justamente aquilo que o Fidem Bank passa a estar apto a oferecer a seus clientes, como contas correntes, inclusive digitais, operadas por aplicativo bancário, empréstimos consignados, operações como Pix, TED e outras transações interbancárias, cartões de crédito, entre outros.

Hoje, o Fidem Bank tem um quadro de trinta colaboradores em Santa Maria, número que deve dobrar a partir de 2025, com o crescimento previsto a partir da autorização.

A previsão é que no início de 2025 o Fidem Bank esteja operando consignados públicos e, no meio do ano, seja possível abrir uma conta digital Fidem. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo