Com texto e foto dos organizadores do evento
No próximo dia 1º de dezembro, o município de Silveira Martins será palco de uma importante iniciativa voltada à promoção da saúde, bem-estar e preservação ambiental, com a realização da Caminhada Internacional na Natureza. A caminhada está a cargo da organização regional e a organização local do evento, integrando representantes da Emater/RS, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e secretaria de Turismo do município de Silveira Martins.
Silveira Martins, RS, situa-se na Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, ficando a 20 km da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O município possui uma população de 2.149 habitantes, conforme o último Censo Demográfico de 2022. O Censo Agropecuário de 2017 registrou a existência de 356 estabelecimentos agropecuários, 3.883 bovinos, 1.924 toneladas de milho, 1.043 toneladas de batata-inglesa, 15.575 toneladas de soja, além de uma produção bastante diversificada contribuindo para a economia rural.
O local possui um grande potencial turístico, com a presença de casas, igrejas, capitéis, monumentos, histórias, famílias, festas, comidas, vinhos, santos, orações e cascatas que compõem o cenário atraente tanto para pesquisadores quanto para os turistas de todo o país.
O evento “Caminhos da Natureza, da Arte e da Fé” está agendado para ocorrer no domingo, 1º de dezembro, pela manhã, com saída da praça do município. Ela se desenrolará em um percurso de 12 quilômetros, com café da manhã, pontos de apoio para hidratação ao longo do trajeto, além de um almoço (por adesão) para encerrar o evento de maneira memorável.
Esta atividade promete ser um dos grandes atrativos do mês de dezembro em Silveira Martins, com uma expectativa de um grande público para participar da caminhada no município. Em caso de chuva, será transferida.
As inscrições podem ser realizadas no Ecobooking, no seguinte link: https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=bqt1j3ad7vaxivrixzeq
Desenvolvimento Sustentável e Turismo
Com o selo internacional conquistado pela Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, e o final da pandemia Covid-19, foi retomada uma iniciativa que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já possuía em alguns municípios da região central. As Caminhadas na Natureza são eventos internacionais que incentivam o contato com a natureza, a conscientização ambiental, a geração de renda, a integração das famílias rurais e as parcerias para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em 2024, as Caminhadas na Natureza no território da Quarta Colônia possuem execução em parceria com Emater/RS Escritório Regional em Santa Maria e escritórios locais dos municípios que integram o Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, Prefeituras Municipais e pela Pró-reitoria de Extensão (PRE) via área de desenvolvimento regional. Na UFSM, as Caminhadas na Natureza é uma ação do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) com foco em estimular o turismo rural no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Em 2023 já aconteceram seis caminhadas nos municípios integrantes do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO. Os eventos bateram recordes de público, impactando 830 caminhantes, 490 cafés servidos, 824 almoços, 86 expositores, 118 pessoas envolvidas na organização e gerando uma renda superior a 100 mil reais, potencializando as demandas turísticas na região.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.