R$ 450 MILHÕES. É o que prevêem gastar na campanha os candidatos Serra, Dilma e Marina
O PSDB ainda não informou – terá que fazê-lo até dia 5, data última para o registro, no Tribunal Superior Eleitoral, da candidatura de José Serra à Presidência da República. No entanto, dificilmente será menos do que prevê gastar o PT, com Dilma Rousseff.
A petista, como já é conhecido, enviará ao TSE a intenção de gastar, no máximo, R$ 180 milhões. Basta dobrar esse número e acrescer os já conhecidos R$ 90 milhões anunciados pela candidata Marina Silva, do PV, e se terá uma idéia bem clara do quanto custará, oficialmente, a campanha eleitoral para a Presidência da República.
A esses presumíveis R$ 450 milhões podem se somar quantia idêntica, ou até maior, quando se computam as candidaturas a governador e senador, nos 27 estados e no Distrito Federal. Para deputado? Esta, nem “Ele” sabe. Pelo menos enquanto os registros não forem feitos no TSE e nos TREs.
Especificamente em relação à expectativa de custo das campanhas à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhe uma reportagem produzida pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A seguir:
“Custo de campanhas pode até dobrar, estimam políticos e analistas
O custo das campanhas eleitorais para os candidatos à Presidência da República deve crescer na eleição deste ano, e o próximo presidente eleito pode ter de gastar até o dobro do empregado para eleger Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, segundo líderes partidários e especialistas ouvidos pelo G1.
Enquanto Marina Silva (PV) deseja arrecadar cerca de R$ 90 milhões em 2010, o PT trabalha com a perspectiva de gastar cerca de R$ 180 milhões. O G1 procurou líderes do PSDB desde a semana passada, mas não obteve retorno para os questionamentos sobre as perspectivas de gastos.
O valor que os partidos pretendem empregar na disputa será oficialmente conhecido até o começo de agosto, data limite para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receba as primeiras prestações de contas das siglas. Enquanto isso, coordenadores de campanha se lançam às projeções e especialistas afirmam que falta transparência nos gastos.
Para as eleições 2010, Marina Silva foi a primeira a declarar publicamente sua expectativa de arrecadação. “Não chega nem perto do que foi declarado pelos outros candidatos, mas é algo razoável”, disse…”
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