CampanhaEleições 2010

R$ 450 MILHÕES. É o que prevêem gastar na campanha os candidatos Serra, Dilma e Marina

O PSDB ainda não informou – terá que fazê-lo até dia 5, data última para o registro, no Tribunal Superior Eleitoral, da candidatura de José Serra à Presidência da República. No entanto, dificilmente será menos do que prevê gastar o PT, com Dilma Rousseff.

A petista, como já é conhecido, enviará ao TSE a intenção de gastar, no máximo, R$ 180 milhões. Basta dobrar esse número e acrescer os já conhecidos R$ 90 milhões anunciados pela candidata Marina Silva, do PV, e se terá uma idéia bem clara do quanto custará, oficialmente, a campanha eleitoral para a Presidência da República.

A esses presumíveis R$ 450 milhões podem se somar quantia idêntica, ou até maior, quando se computam as candidaturas a governador e senador, nos 27 estados e no Distrito Federal. Para deputado? Esta, nem “Ele” sabe. Pelo menos enquanto os registros não forem feitos no TSE e nos TREs.

Especificamente em relação à expectativa de custo das campanhas à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhe uma reportagem produzida pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A seguir:

Custo de campanhas pode até dobrar, estimam políticos e analistas

O custo das campanhas eleitorais para os candidatos à Presidência da República deve crescer na eleição deste ano, e o próximo presidente eleito pode ter de gastar até o dobro do empregado para eleger Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, segundo líderes partidários e especialistas ouvidos pelo G1.

Enquanto Marina Silva (PV) deseja arrecadar cerca de R$ 90 milhões em 2010, o PT trabalha com a perspectiva de gastar cerca de R$ 180 milhões. O G1 procurou líderes do PSDB desde a semana passada, mas não obteve retorno para os questionamentos sobre as perspectivas de gastos.

O valor que os partidos pretendem empregar na disputa será oficialmente conhecido até o começo de agosto, data limite para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receba as primeiras prestações de contas das siglas. Enquanto isso, coordenadores de campanha se lançam às projeções e especialistas afirmam que falta transparência nos gastos.

Para as eleições 2010, Marina Silva foi a primeira a declarar publicamente sua expectativa de arrecadação. “Não chega nem perto do que foi declarado pelos outros candidatos, mas é algo razoável”, disse…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo