Por Pedro Pereira
O clássico gaúcho entre os tradicionais clubes de futebol americano Santa Maria Soldiers e Porto Alegre Pumpkins é o sétimo confronto mais disputado na história do Brasil, de acordo com o portal “Rankings do FABR”. Ao todo, foram realizados 15 enfrentamentos e, na lista – que pode ser acessada na íntegra clicando aqui -, o dérbi do Rio Grande do Sul está empatado com os seguintes duelos: Timbó Rex e Jaraguá Breakers, ambos de Santa Catarina; e Empyreo Leme Lizards e Limeira Tomahawk, de São Paulo.
O embate entre o “Exército” e os Abóboras é o único do Estado no ranking. O primeiro encontro entre as equipes foi em junho de 2010, em partida válida pela etapa classificatória do Campeonato Gaúcho, que terminou em 19 a 16 para os representantes da capital. O último jogo foi a decisão do título do Gauchão de 2023, vencido pelos santa-marienses pelo placar de 32 a 14, no Estádio dos Eucaliptos.
Além da final do ano passado, Soldiers e Pumpkins já se enfrentaram pela taça estadual em duas outras oportunidade: em 2022, com triunfo do esquadrão verde-preto também em solo caseiro; e em 2012, quando, em uma série de dois confrontos, os adversários levantaram o troféu. Neste ano, os rivais deixaram a rivalidade de lado e firmaram uma parceria que consistiu no intercâmbio de jogadores entre os elencos para a disputa dos certames nacionais de futebol americano.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.