DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Ações de habitação em SM, investimento em segurança e Equador no Piratini

Polêmica da medalha a Stédile e a pauta da AL, plantio da soja na região

Por Paulo André Dutra

“Santa Maria é referência nas pautas de habitação”, garante o prefeito Jorge Pozzobom
(Foto João Alves/Prefeitura)

* Em sete meses, desde as chuvas de abril e maio, as políticas habitacionais adotadas pelo Município beneficiaram pelo menos 350 famílias.

* 307 famílias têm contrato de locação vigente pelo programa Aluguel Social. Outras 85 constam como aprovadas e estão em busca de imóveis. Mais 50 pedidos ainda estão em análise.

* Em grande parte, são antigos moradores da Vila Canário (Itararé), onde um deslizamento de terra vitimou duas pessoas em 1/5; Vila Nossa Senhora Aparecida (Itararé); Vila Bürguer (Itararé); Vila Bela Vista (Itararé); Vila Estação dos Ventos (KM 3); e Vila Bilibio (Km 3).

* Até sexta-feira (13), 61 famílias haviam sido beneficiadas por iniciativas como o programa Compra Assistida, Lei da Permuta, Minha Casa Minha Vida Reconstrução, adquiridas com recursos próprios do Município ou em ações solidárias.

* Está confirmada para esta segunda-feira (16) a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha para João Pedro Stedile, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). 

* A iniciativa do deputado Adão Pretto Filho (PT) recebeu críticas de lideranças e entidades ligadas ao agronegócio e motivou requerimentos de reconsideração por parte de deputados contrários.

* Na quinta-feira (12), o presidente Adolfo Brito (PP) emitiu nota em que nega os pedidos por “não possuírem viabilidade jurídica”.

Eduardo Leite e lideranças do setor de segurança pública com a comitiva equatoriana no Palácio Piratini (Foto Jürgen Mayrhofer/Secom)

* Continua nesta semana a corrida para limpar a pauta na AL antes do recesso parlamentar. Estarão em votação 13 matérias com origem no Executivo nas duas sessões de terça-feira (17) – extraordinária pela manhã e ordinária à tarde – e de quinta-feira (19).

* Após recente salto de violência local, uma comitiva da Polícia Nacional do Equador vem buscando referências na área de segurança pública em outros países da América Latina, como Brasil, Chile e Colômbia. Estiveram no Rio Grande do Sul na quinta-feira (12).

* Recepcionados pelo governador Eduardo Leite, o encontro ocorreu na Reunião A1 do RS Seguro, realizada mensalmente no Palácio Piratini com as forças de segurança do Estado.

* Acompanharam os resultados obtidos neste ciclo do calendário de reuniões do Sistema de Gestão Estatística em Segurança Pública (GESeg) e os números de queda da criminalidade.

* No mesmo dia, o governador havia anunciado R$ 1,4 bilhão em investimento nas áreas de segurança pública e sistema penal.

* Desse montante, R$ 1,12 bilhão serão destinados à Segurança Pública na aquisição de veículos, aeronaves, embarcações, armamentos, vestuário e equipamentos de proteção individual (EPI), além de investimentos em obras, tecnologia, radiocomunicação e bens permanentes.

* No Sistema Penal, os recursos contemplam a construção de unidades prisionais em Passo Fundo e São Borja, o reforço do sistema de proteção antidrone, a instalação de bloqueadores de celular e a compra de novos uniformes para agentes da Polícia Penal.

Mapa mais recente da ocorrência de esporos da ferrugem asiática (Foto Reprodução)

* Com 1,06 milhão de hectares previstos para os 35 municípios atendidos pela Emater regional, a semeadura da soja chegou a 85%.

* A ocorrência dos esporos da ferrugem asiática, principal doença da cultura, ainda é baixa no Estado. Na safra passada, no mesmo período, havia pontos da região central com alta incidência identificados pelo programa Monitora Ferrugem.

* Com chuvas regulares nas últimas semanas, o desenvolvimento de plantas é considerado perfeito, com bons níveis de umidade no solo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo