Por Nathália Costa e Fritz Nunes / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Em acordo com atividade nacional da categoria docente, a Sedufsm realizou na manhã e na tarde desta quinta-feira (12) uma mobilização no campus sede da UFSM. O objetivo principal é a pressão e a defesa do cumprimento do Acordo de Greve nº 10/2024, firmado em 27 de junho deste ano. A atividade incluiu panfletagem nos centros do campus e a circulação de um carro de som que informou à comunidade acadêmica sobre a pauta da categoria. A mobilização busca que o governo federal atenda às demandas acordadas após a greve.
O acordo contempla reivindicações como a recomposição salarial para 2025 e 2026 e o reenquadramento de aposentados até então prejudicados pela criação da classe de Associado. A mobilização de hoje integra uma jornada nacional de lutas coordenada pelo setor das Instituições Federais do ANDES-SN em todo o país.
Na UFSM, a mobilização foi definida em assembleia docente, optando-se por ações informativas no lugar de paralisações, considerando o período local de encerramento do semestre letivo. A panfletagem foi realizada por membros da diretoria da Sedufsm e do Conselho de Representantes, com o objetivo de fortalecer a adesão da categoria à luta por melhores condições de trabalho e pela valorização da carreira docente.
O material distribuído destacou a importância de garantir a recomposição salarial ainda neste ano legislativo e apontou as pendências do acordo, como a revogação de portarias e instruções normativas que afetam negativamente a carreira docente. Também reforçou o apelo para que docentes acompanhem as tratativas em curso e se unam às mobilizações.
Durante a panfletagem, a diretoria do sindicato dialogou com as e os docentes de diferentes cursos e centros, orientando a respeito da importância da mobilização pelo cumprimento do acordo de greve e escutando da categoria as questões que hoje são mais pertinentes em cada local de trabalho na universidade. No turno da manhã houve distribuição de panfletos e diálogo com professoras e professores do Centro de Educação, do departamento de Biologia, e do Centro de Ciências de Saúde. Participaram neste turno os professores Jadir Lemos, Wilton Trapp, Ascísio Pereira e Carlos Mello. À tarde, o diretor Everton Picolotto esteve no Centro de Ciências Sociais e Humanas, e as diretoras Liane Weber e Belkis Souza Bandeira estiveram no Centro de Ciências Rurais, no Centro de Tecnologia e no Centro de Ciências Naturais e Exatas.
Para acessar o material distribuído pela Sedufsm à categoria, clique aqui.
PARA LER NO ORIGINAL, e conferir várias outras imagens, CLIQUE AQUI.
Abaixo, a íntegra do texto que resume as pautas da mobilização docente:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.