CulturaDestaque

CULTURA. Projeto de extensão da UFSM promove o contato da comunidade com história em quadrinho

Eventos buscam dar visibilidade a editoras de gibis brasileiros contemporâneos

Da Subdivisão de Divulgação e Editoração da PRE/UFSM, com arte de Reprodução/Instagram

A iniciativa Gibi em Debate é coordenada pela professora Maria Clara da Silva Ramos Carneiro, líder do grupo de pesquisa “Oficinas de escrita, histórias em quadrinhos e tradução: teoria da literatura e práticas literárias”. O projeto tem como objetivo disseminar as artes gráficas, indo além das tradicionais histórias de super-heróis já conhecidas pelo público. A ideia é promover encontros que proporcionem oficinas e debates sobre histórias em quadrinhos.

A primeira edição do evento contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras e aconteceu no dia 22 de novembro, dividida em três etapas realizadas em diferentes locais: uma conversa com exposição de gibis na Biblioteca Central da UFSM, uma feira de exposições na Antiga Reitoria e um show no Gárgula Bar. O evento teve a participação das editoras gaúchas Brasa e Hipotética, ambas reconhecidas no cenário nacional de produção de quadrinhos e que desempenharam um papel importante na disseminação de informações durante as enchentes que atingiram o estado.

Os autores Diego Gerlach, Fred Rubim, Lielson Zeni e Thiago Krening foram convidados para expor suas obras nos eventos. Como resultado, observaram um aumento significativo nas vendas e alcançaram um público diversificado. “Tem uma efervescência muito grande de autores brasileiros que as pessoas não conhecem. Então, o evento tem esse intuito de aproximar as pessoas desses produtos e possibilitar o direito à cultura e ao lazer”, comenta a coordenadora Maria Clara.

Para as próximas edições do Gibi em Debate, previstas para 2025, os planos incluem a oferta de cursos sobre quadrinhos brasileiros para professores da educação básica e uma feira de artes gráficas, aberta à comunidade em geral para exposição de seus trabalhos.

Outras informações constam na página do Gibi em Debate no Instagram.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo