DestaqueEsporte

ESPORTE. Fisioterapeuta santa-mariense estreia no futebol profissional com o Avenida, de Santa Cruz

Miguel Dalmonte focará os trabalhos na prevenção e na diminuição de lesões

Dalmonte (E) chegou no clube alviverde para a disputa do Campeonato Gaúcho Série A de 2025 (Foto Pâmela Gomes/Avenida)

Por Pedro Pereira

O santa-mariense Miguel Dalmonte é o responsável pelo departamento de fisioterapia do Avenida, de Santa Cruz do Sul, na disputa do Campeonato Gaúcho Série A de 2025. Formado na UFSM, o profissional acumula passagens por diferentes clubes de futsal do Rio Grande do Sul, além de ter trabalhado em outras modalidades e fora do Estado. Esta, entretanto, é a primeira vez dele integrando a comissão técnica de uma equipe profissional de futebol.

A maior parte da experiência que Dalmonte acumulou vem do futsal. Em 2022, fez parte do grupo de fisioterapeutas do Joinville, de Santa Catarina, que conquistou o título da Taça Brasil de 2022. Na temporada passada, pelo Guarany, de Espumoso, chegou às semifinais da Liga Gaúcha. Na visão dele, o que o credenciou a ser convidado pelos santa-cruzenses foi já estar trabalhando no meio esportivo.

“Acredito que atuar na área é o que me fez ser notado, mas o que me motivou a aceitar a proposta foi a oportunidade de migrar do futsal para o futebol. Essa experiência de disputar um Gauchão, competição estadual de ponta do nosso futebol nacional, é algo que eu queria viver. Também, por conhecer a história do Avenida e por ter amigos que já trabalharam aqui e me contaram como era o clube”, revelou.

Miguel Dalmonte é formado em fisioterapia na UFSM e passou a maior parte da carreira no futsal (Foto Arquivo pessoal)

O santa-mariense já trabalhou com o futebol em 2022, no Inter de Santa Maria, mas como estagiário. Para ele, há muitas semelhanças na fisioterapia entre a modalidade de quadra e a de campo, uma vez que as lesões são muito parecidas, assim como os processos de reabilitação. “O que difere muito dentro da minha função é que muitas vezes no futsal as comissões técnicas são reduzidas. Aqui, quando eu cheguei, pude observar que a comissão tem mais profissionais. Isso acaba ajudando bastante. Está sendo uma experiência muito legal para entender esse contexto”, contou.

No Guarany de Espumoso, Dalmonte tinha como foco a prevenção e a diminuição de lesões. No Avenida, o profissional tem o dever de seguir com essa linha de trabalho ao longo deste primeiro compromisso da temporada. “A ideia é ajudar a comissão a melhorar o desempenho dos atletas e manter esse desempenho durante a competição da melhor forma possível. A expectativa é de que isso repercuta dentro de campo. Tenho certeza que o grupo vai se entregar e nós alcançaremos nossos objetivos”, destacou.

A comissão técnica do Avenida é encabeçada pelo técnico Willian Campos, que comandou o Guarany, de Bagé, na campanha história do Gauchão Série A de 2024, em que a equipe chegou às quartas de final e conquistou a vaga ao Campeonato Brasileiro Série D deste ano. Em Santa Cruz do Sul, o treinador chegou logo após o fim do Estadual e liderou o time alviverde na disputa da quarta divisão nacional.

Quem também integra o grupo é o analista de desempenho e mercado Valdemar Moraes, que estudou Estatística na UFSM. Ele trabalhou no Inter-SM em 2024 após apresentar alguns relatórios e, na sequência, ser efetivado. Foi o próprio gerente de futebol do Alvirrubro, Francisco Resende, o Chiquinho, inclusive, que o indicou ao clube santa-cruzense.

A instituição foi uma das responsáveis por colocar Moraes no mundo do futebol: “A Universidade me ajudou na parte dos bancos de dados em si. É um curso que trabalha muito com coleta, extração e interpretação dos dados. Com isso, eu consegui ter uma noção maior”. Segundo o analista, a expectativa do Avenida é, além de escapar de uma nova possibilidade de rebaixamento, buscar a classificação para o Campeonato Brasileiro Série D ou a Copa do Brasil de 2026. A estreia é nesta quarta-feira (22), às 19h, diante do São Luiz, de Ijuí.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo