DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. IPTU 2025 chegando, seguro obrigatório para veículos extinto antes de começar

Assembleia Legislativa divulga levantamento das atividades da casa no ano

Por Paulo André Dutra

O reajuste no IPTU 2025 foi de 4,76%, relativo ao IPCA do período de novembro de 2023 a outubro de 2024 (Foto Prefeitura/Divulgação)

* Estão começando a chegar nas casas dos contribuintes os talões do IPTU 2025, postados nos Correios ainda no dia 20.

* Nesta remessa constam somente os boletos da cota única e da 1ª parcela, junto da Notificação do Lançamento do IPTU, ambos com QR Code para pagamento via Pix e vencimento no dia 10 de fevereiro.

* Quem optar pelo parcelamento deverá efetuar o pagamento da primeira parcela contida na guia recebida e retirar as demais nos serviços online e outras formas de contato da Secretaria de Finanças. Confira aqui.

* São 168.356 carnês de IPTU emitidos, sendo 158.802 prediais e 9.554 territoriais, no valor aproximado de R$ 103,3 milhões. 

* O novo DPVAT nem começou e já caiu. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (31) a Lei Complementar que impede a sua retomada.

* Previsto em lei complementar assinada em maio, o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) começaria a ser cobrado em 2025.

* Tinha a finalidade de garantir indenizações por danos pessoais a vítimas de acidente de trânsito e seria obrigatório. Estariam previstas indenização por morte, por invalidez e reembolsos para assistências médicas e também serviços funerários.

* O ano foi de trabalho na Assembleia Legislativa. De janeiro a dezembro, o plenário apreciou 217 matérias em 29 sessões deliberativas.

Resumo do trabalho da Assembleia Legislativa em 2024 destaca, entre outras coisas, uma inédita sessão totalmente remota emergencial (Foto Lucas Kloss/AL)

* Do total de proposições deliberadas, 213 foram aprovadas e quatro, rejeitadas. No período, ocorreram 111 sessões plenárias: 90 ordinárias, nove extraordinárias, nove solenes e três especiais (uma especial e duas especiais públicas).

* Um ineditismo forçado também ficará para a história. Aconteceu, pela primeira vez, uma sessão deliberativa totalmente em formato virtual, já que inclusive o presidente da sessão estava fora do Palácio Farroupilha. 

* A sessão ocorreu em 14 de maio e foi comandada por Adolfo Brito diretamente da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa. Durante a pandemia, pelo menos o presidente da sessão estava no Plenário 20 de Setembro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo