REGRA PRÓ DILMA. Ela e Lula poderão estar no trololó eletrônico nas campanhas estaduais

Não há dúvida: é uma mão na roda, do ponto de vista de Dilma Rousseff, poder aparecer junto com o cara no trololó eletrônico nos Estados. Há dúvidas se isso beneficiará o PT nos Estados – Rio Grande do Sul inclusive – mas para a candidata à Presidência, pelo menos este (nem sempre) humilde repórter tem certeza. Afinal, juntar os próprios nomes a candidaturas fortes nas províncias, mesmo que não petistas (o que era proibido até a eleição passada) será uma vantagem competitiva.
Do que estou falando? De uma determinada norma eleitoral já aprovada e que foi objeto da reportagem de Catia Seabra, na Folha de São Paulo, reproduzida no sítio do jornalista Ricardo Noblat. A foto (de arquivo) é de Renato Araújo, da Agência Brasil. Confira:
“Nova regra eleitoral amplia exposição de Lula
Instituído no fim de 2009, um único parágrafo promete revolucionar a propaganda eleitoral deste ano e se transformar no novo cabo de guerra entre PT e PSDB na corrida presidencial.
A nova regra permite, por exemplo, a aparição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua candidata, Dilma Rousseff, nos programas estaduais de todos os partidos que integram sua aliança nacional, ainda que o PT não participe da coligação no Estado.
Até hoje, a presença de um político no horário eleitoral estava restrita ao tempo destinado a seu partido ou coligação.
Aprovada pelo Congresso, dentro da minirreforma eleitoral, a norma amplia o potencial de exposição dos candidatos à Presidência para além do tempo reservado para suas campanhas em rádio e TV.
A regra se aplica a todos os pré-candidatos. Mas, como o arco de alianças da oposição tende a ser restrito, Lula e Dilma teriam maior margem de manobra…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos reproduzidos, escritos e/ou comentados por Ricardo Noblat.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.