
Por Maiquel Rosauro
Os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), Guilherme Badke (Republicanos) e Rudinei Rodrigues (MDB) estiveram em Porto Alegre, segunda-feira (14), onde participaram de uma reunião no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Os parlamentares solicitaram que seja dada a devida celeridade quanto à futura obra de duplicação da Faixa Nova de Camobi.
A preocupação dos vereadores ocorre em relação ao atraso de um ano em meio para a entrega do projeto da empresa contratada ao DAER referente aos serviços de duplicação da rodovia. Badke sinalizou que o Legislativo irá realizar uma audiência pública, em Santa Maria, para tratar do assunto com a participação das partes envolvidas.
Fase
O trio santa-mariense também visitou a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), dirigida pelo ex-prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom (PSDB). Na pauta estavam os pleitos da Polícia Penal e da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), que têm enfrentado a falta de servidores voltados à área da saúde.
Mais frentes
O Parlamento de Santa Maria criou mais três frentes parlamentares nesta terça (15): Em Defesa dos Direitos das pessoas com fibromialgia, de autoria de Adelar Vargas (MDB); Em Defesa do Tradicionalismo Gaúcho, dos Centros de Tradições Gaúchas – CTGs e Departamentos de Tradições Gaúchas, e Em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares Holísticas de Saúde, ambas propostas por Luiz Carlos Fort (PP).
Desistiu
O vereador Sérgio Cechin (PP) retirou de tramitação o Projeto de Lei 9929/2025, de sua autoria, que previa o reconhecimento do direito ao acesso ao óleo de cannabis para fins medicinais em Santa Maria, além de estabelecer diretrizes para sua regulamentação e criar mecanismos para garantir a segurança jurídica das associações e pacientes que fazem uso terapêutico da substância.
Assumiu à frente
No vácuo de Cechin, a vereadora Alice Carvalho (PSol) protocolou o PL 9935/2025, que estabelece a Política Municipal para uso e distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol e outros canabinoides para fins medicinais em Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.