CulturaDestaque

CULTURA. Domingo é dia de assistir ‘Memórias para um menino dos anos 2000’, no Theatro Treze de Maio

É o espetáculo que fecha o projeto “Cartaz da Dança”, começado há um ano

Memórias para um menino dos anos 2000′ será apresentado neste domingo, 13, a partir das 4 da tarde, no Theatro Treze de Maio

Por Liciane Brun (com fotos de Carol Cabral) / Da Veleiro – Comunicação e Cultura

Após quase um ano desde o início da sua circulação, o projeto Cartaz da Dança, capitaneado pelo santa-mariense Núcleo de Investigações do Corpo e Tecnologias,  finaliza suas atividades com a última apresentação da temporada. O espetáculo ‘Memórias para um menino dos anos 2000′ será apresentado em Santa Maria, neste domingo, dia 13 de abril, às 16h, no Theatro Treze de Maio. 

O projeto teve suas ações mais recentes em Porto Alegre, no último final de semana, com com a apresentação de ‘Memórias…’ e também do espetáculo solo ‘Apatia’. O Cartaz da Dança conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo, dentro do Edital de Festivais, Mostras e Circulação da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A ação abrange, além das apresentações, também duas oficinas de dança, ministradas pelos artistas envolvidos nos espetáculos. 

O Cartaz da Dança circulou, desde o ano passado, também nas cidades de Passo Fundo e Caxias do Sul. Para Júlia Urach, produtora do projeto, a circulação de projetos como esse reforça a qualidade de produções de cidades do interior:

– Foi muito incrível poder levar o nosso trabalho para outras cidades e ter essa troca com o público nos bate-papos. É uma oportunidade de mostrar que o interior do estado também produz trabalhos artísticos inovadores e relevantes para a sociedade. Esses trabalhos merecem circular e chegar a mais e mais públicos. Nossa última apresentação será totalmente gratuita em Santa Maria, nossa casa. Estamos muito felizes em finalizar o projeto dessa forma.

Ambos os espetáculos têm autoria dos integrantes do Núcleo de Investigação do Corpo e Tecnologias e, a apresentação de encerramento será gratuita a toda a comunidade santa-mariense. Apatia é um solo, concebido e apresentado pela artista Júlia Urach. O espetáculo é dividido em três atos: Ato I – A fome, Ato II – A sede, Ato III – A revolta. Simbologias de cartas do tarot compõem a cena, de modo a reforçar ou subverter as ideias das cartas. O espetáculo tem forte inspiração em literaturas de cunho feminista, principalmente em O Mito da Beleza, de Naomi Wolf, e trata das relações das mulheres com seus desejos, necessidades, prazer, culpa e distúrbios alimentares.

Já Memórias para um menino do ano 2000, que tem sua narrativa inspirada no poema homônimo do poeta gaúcho Apparício Silva Rillo. Apresentando uma experiência sensorial sobre a memória, a produção santa-mariense é pioneira no interior gaúcho ao integrar intensivamente vídeomapping e manipulação de vídeo ao vivo à cena. Esses recursos criam uma narrativa visualmente impactante, que questiona como guardamos lembranças e o que deixaremos para as próximas gerações.

O espetáculo contará com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e também com recursos de audiodescrição e tem classificação indicativa Livre.

O projeto é assinado pelos integrantes do Núcleo de Investigações do Corpo e Tecnologias Helder Machado, Geison Sommer e Júlia Urach. O Cartaz da Dança foi aprovado pelo Edital SEDAC/LPG nº 08/2023 – Festivais, Mostras e Circulação e é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo. Conta com o apoio do SESC Alberto Bins.

Serviço

Domingo, dia 13 de abril

16h: Espetáculo Memórias para um menino do ano 2000 em Santa Maria

Local: Theatro Treze de Maio

Apresentação gratuita

Classificação Livre

Link para INGRESSOS: 

https://www.nucleocorpoetecnologias.com/agenda-nucleo

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo