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Igualdade e equidade de gênero: quando igualar os desiguais não é justo – por Marionaldo Ferreira

A realidade é que aqui “não se trata de privilégio, mas de correção histórica”

Falar em justiça, especialmente no contexto das relações de gênero, é compreender que nem sempre tratar todos da mesma forma significa ser justo. Na busca por uma sociedade mais igualitária, é essencial distinguir dois conceitos que, embora pareçam semelhantes, carregam significados e implicações muito diferentes: igualdade e equidade.

A igualdade de gênero propõe que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos, deveres e oportunidades em todos os aspectos da vida: no trabalho, na educação, na política, na família. Já a equidade de gênero reconhece que homens e mulheres partem de condições históricas, sociais e culturais diferentes – e que, por isso, tratar todos igualmente pode perpetuar desigualdades.

Um exemplo clássico está no mercado de trabalho. Ao exigir que homens e mulheres tenham exatamente o mesmo desempenho ou carga de trabalho, sem considerar as múltiplas jornadas que muitas mulheres enfrentam (como o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos, ainda majoritariamente atribuídos a elas), estamos aplicando a igualdade, mas não a equidade. Estamos tratando de forma igual quem vive realidades desiguais – e isso não é justo.

Equidade é oferecer a cada pessoa o que ela precisa para ter as mesmas chances. Não se trata de privilégio, mas de correção histórica. É entender que garantir 50% de mulheres em cargos de liderança não é “dar vantagem”, mas compensar séculos de exclusão. É reconhecer que mulheres negras, por exemplo, enfrentam desafios estruturais que não se resolvem apenas com leis iguais para todos, mas com políticas que levem em conta suas trajetórias específicas.

A metáfora da escada ilustra bem essa diferença. Imagine duas pessoas diante de uma escada. A igualdade é dar o mesmo número de degraus para ambas. A equidade é entender que uma delas já está em um patamar inferior e, portanto, precisa de mais degraus para alcançar o mesmo nível da outra.

Portanto, ao pensarmos em políticas públicas, leis, ambientes de trabalho ou práticas educacionais, é fundamental olhar para a equidade. Justiça social só se alcança quando há sensibilidade para as diferenças, e coragem para enfrentá-las com medidas específicas, reparadoras e transformadoras.

Igualdade é o ideal. Mas a equidade é o caminho. E nesse caminho, não basta apenas oferecer os mesmos direitos, é preciso garantir que todos possam exercê-los com dignidade, respeito e liberdade.

(*) Marionaldo Ferreira é servidor aposentado da UFSM. Tecnólogo em Processos Gerenciais, Especialista em Administração e Marketing, Psicanalista em formação e tem, também, MBA em Gestão de Projetos. Seus textos são publicados nas madrugadas de segunda-feira.

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12 Comentários

  1. Resumo da opera. Por conta deste mimimi mulheres sem preparo acabam em cargos que não tem preparo ou competencia para desempenhar as funções. Portanto sem susto. Famoso tiro no pé. Bom destacar ‘É entender que garantir 50% de mulheres em cargos de liderança […]’. Querem resultados iguais só no topo da piramide. Tecnicas de enfermagem são majoritariamente mulheres. Serventes de pedreiro majoritariamente homens.

  2. ‘[…] não basta apenas oferecer os mesmos direitos, é preciso garantir que todos possam exercê-los […]’. Diferença entre igualdade de oportunidades e equidade de resultados fica bem evidente.

  3. ‘Justiça social só se alcança […]’. Outra afirmação ideologica de uma minoria. Quem define o que é ‘justiça social’?

  4. ‘A equidade é entender que uma delas já está em um patamar inferior e, portanto, precisa de mais degraus para alcançar o mesmo nível da outra.’ Enquanto uns vão pela escada, umas vão pelo elevador.

  5. ‘[…] mas compensar séculos de exclusão.’ Afirmação ideologica, compensar o passado é coisa que uma minoria defende.

  6. ‘[…] sem considerar as múltiplas jornadas que muitas mulheres enfrentam (como o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos, ainda majoritariamente atribuídos a elas), […]’. Escolha entre prole e profissão é escolha que as mulheres tem que fazer e/ou balancear. Porém não é todo o periodo da vida e não é igual para todas. A escolha de ter filhos tem sido adiada para meados da terceira decada de vida. Até la não existe ‘dupla jornada’. Um fenomeno recente é o congelamento de ovulos para adiar a maternidade, menos comum no Brasil ainda. https://jornal.usp.br/atualidades/aumenta-a-procura-por-congelamento-de-ovulos-no-brasil-mesmo-com-custo-elevado/

  7. Exército Ianque tem um curso chamado ‘Ranger School’. Dura dois meses. Normalmente quem atendia eram homen jovens. A média de perda de peso durante o curso é algo como 15 kilos. Exames fisiologicos por lá, é um pais mais organizado, revelaram que no periodo de 60 dias os instruendos envelhecem uma média de dois anos. Privação de sono, agua e alimentação. Grande esforço fisico. Pressão psicologica. Em 2015 a primeira mulher graduo-se no curso, Lisa Jaster. Tinha 37 anos. A média dos concludentes do curso é 23 anos. A insignia do curso que ostenta hoje em dia é a mesma dos outros. Para o publico externo pelo menos. Patuleia militar por la discorda. Bom lembrar que no Brasil existe curso semelhante, ‘Comandos’. (no exército; na Marinha acrescenta-se o ‘Anfibios’ e na Força Aerea os Paracomandos).

  8. Mais um problema, desta vez nas Forças Armadas Ianques. Para ‘incluir’ mulheres em determinadas unidades reduziram o padrão fisico de diversos cursos. Algo que segundo noticias foi copiado aqui, inclusive nas Academias Militares. Mais ‘chances’ para determinadas atividades, redução de numero de repetições em testes da aptidão fisica. Formalmente existe ‘igualdade’, a imagem vendida é esta, na pratica é só para ingles ver.

  9. Outro problema na Ianquelandia. Pessoal trans sendo incluida nas competições femininas. Atletas mediocres competindo em provas masculinas se declarando mulher e batendo recordes em competições femininas.

  10. Começando pela semantica. Na Ianquelandia convencionou-se que ‘igualdade’ é de oportunidades e ‘equidade’ seria de resultados.

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