Artigos

Fale inglês ou fique fora do mercado global – por Carlos Costabeber

Desde o 2º Grau, sou apaixonado pelo estudo de línguas estrangeiras. Cedo passei a frequentar a Aliança Francesa; mas quanto ao inglês, só  dei o devido valor quando fui para a Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. E realmente foi um impacto ter de estudar em publicações americanas, sem um bom conhecimento da língua (“na marra”, tive de buscar o aprendizado necessário). E graças a isso, pude mais tarde fazer uma especialização no Japão, e também no Instituto Ford de Marketing nos Estados Unidos.

De lá para cá, o mundo mudou e está mudando rapidamente. A minha geração não tinha computador, internet ou telefone celular. Mas aos poucos, segundo o sociólogo canadense Marshall McLuhan, o mundo virou uma “aldeia global”, com o fim das distâncias e das fronteiras. Nascia um novo mundo, que mudaria a vida de todos nós.

Por isso citei esse exemplo pessoal, para mostrar aos jovens (e aos seus pais), da importância do aprendizado, desde muito cedo, de línguas estrangeiras. Notadamente, o inglês. Só que incrivelmente, na prática, isso não acontece. Sempre que faço uma palestra, pergunto: “quem aqui é fluente em inglês ?”. E aí, para minha tristeza, apenas um ou outro levanta a mão. Algo inconcebível no meio acadêmico!

Obviamente, aproveito esses momentos de muita franqueza, para estimulá-los a aprender algum idioma. Mostro que é impossível ser um aluno exemplar, se não conseguir pesquisar a bibliografia disponível na internet. É um desperdício monumental de conhecimento; um conhecimento amplo e totalmente gratuito. Assim, quem consegue aproveitar essa oportunidade, sai na frente dos demais colegas na disputa pelo mercado.

Além disso, existe um outro mundo à disposição dos jovens: são os cursos de especialização e estágios no exterior. Se por um lado essas oportunidades são cada vez mais frequentes, por outro, as portas estão abertas somente para aqueles que têm um bom currículo acadêmico e fluência em inglês.

Espero. pois, que a mensagem venha reforçar a importância desse aprendizado. Quem não se preparar desde cedo, estará comprometendo seu futuro profissional. Tenha absoluta certeza disso!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo