
Da Agência de Notícias da UFSM
No próximo dia 31 de maio, o município de Itaara sediará a Caminhada Rural Harmonia, iniciativa que alia lazer, turismo sustentável e desenvolvimento comunitário. O evento integra o Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER), coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura Municipal de Itaara.
A concentração será às 7h30, na Capela Santo Antônio, com café da manhã por adesão. Às 8h15, está prevista a saída oficial, após aquecimento. O trajeto, com cerca de 13 quilômetros, inclui trilhas e estradas que cruzam propriedades rurais e áreas de preservação ambiental. Ao longo do percurso, estão previstas três paradas principais: a Propriedade Harmonia, o condomínio Itaara Reserve e a sede da Sociedade Concórdia Caça e Pesca (Socepe).
Além do contato direto com a natureza e a valorização da cultura local, a programação contará com feira de artesanato e produtos coloniais, além de café da manhã e almoço com produtos típicos, ambos por adesão.
Turismo rural e sustentabilidade na prática
Desde 2023, o PROGEATER já promoveu dez edições das Caminhadas Internacionais na Natureza na região central do Rio Grande do Sul, reunindo mais de 1.400 participantes e impactando indiretamente cerca de 7 mil moradores. Segundo estimativas da organização, as atividades movimentaram aproximadamente R$ 200 mil na economia local.
O projeto se destaca não apenas pelo impacto econômico, mas também por fomentar o turismo sustentável, fortalecer a agricultura familiar e promover inclusão social, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.