Churrasqueiras do Marinha: um símbolo do que acreditamos para o futuro dos espaços públicos – por Giuseppe Riesgo
“...Serviços públicos de qualidade com menos gasto direto do poder público”

Na última semana, Porto Alegre viveu um momento simbólico e saboroso. A inauguração das 20 churrasqueiras no Parque Marinha do Brasil reuniu torcedores, famílias, dirigentes do Internacional, o prefeito Sebastião Melo e diversos secretários municipais. Mas, mais do que um novo espaço de convivência, o que se celebrou ali foi um modelo de gestão que vem dando certo: o das parcerias público-privadas como caminho para revitalizar e valorizar os espaços públicos.
O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), mostra na prática aquilo que nós, liberais, defendemos há muito tempo: é possível entregar serviços públicos de qualidade com menos gasto direto do poder público, mais eficiência e com foco no que realmente importa às pessoas.
As churrasqueiras não custaram um centavo dos cofres da prefeitura. Através de uma doação, a iniciativa privada investiu, o setor público coordenou, e a população ganhou. É um ganha-ganha: ganha a cidade e ganham os cidadãos.
Este é o tipo de solução que acredito ser fundamental para modernizar a gestão pública. E não estou sozinho: esse é um valor defendido pelo Partido Novo e por todos que acreditam em um Estado mais eficiente, mais leve e mais parceiro da sociedade. É possível e necessário mudar a lógica da burocracia e do abandono por uma lógica de eficiência, cooperação e resultado.
Porto Alegre tem sido um laboratório dessas ideias. E os resultados são concretos. Parques revitalizados, equipamentos públicos em uso, economia de recursos públicos e, principalmente, espaços vivos e cheios de gente.
Fico imaginando o quanto poderíamos estar colhendo frutos semelhantes também em Santa Maria, se houvesse uma abertura real para este modelo. A experiência à frente da SMP tem me permitido mostrar, com provas e entregas, que é possível fazer diferente e melhor.
A boa política é aquela que transforma o que é bom em realidade. O que está sendo feito hoje na capital pode – e deve – inspirar outras cidades. É esse o caminho que continuarei defendendo: o das parcerias, da eficiência e do respeito ao dinheiro do cidadão.
(*) Giuseppe Riesgo é secretário de Parcerias da Prefeitura de Porto Alegre e ex-deputado estadual pelo partido Novo. Ele escreve no site às quintas-feiras.
Resumo da opera II, a missão. Novo só no nome. É um jeito antiquado de fazer politica. Acham que os(as) eleitores(as) são um bando de trouxas. O que leva a outro assunto, mais claro na Ianquelandia, a revolta contra as ‘elites “educadas”‘.
Resumo da opera. São 6 churrasqueiras cobertas e 14 ao ar livre. Internacional para fazer uma media com os socios e torcedores, mesmo com as finanças em frangalhos, resolveu dar uma guaribada nas instalações. Dia de jogo sem chuva o pessoal que costuma esperar a hora do jogo churrasqueando, meia duzia da gatos pingados comparando com a população total, tem um certo conforto. Poder publico só ‘coordenando’.
Dai fica bonito, população pagando os tubos para o governo que torra o dinheiro de maneira ineficiente e a iniciativa privada para ver algo funcionar ainda tem que colocar mais dinheiro em cima.
‘[…] mostra na prática aquilo que nós, liberais, defendemos há muito tempo: é possível entregar serviços públicos de qualidade com menos gasto direto do poder público, mais eficiência e com foco no que realmente importa às pessoas.’ Seria bom se os liberais também acreditassem em carga tributaria menor também. Porque se paga muito imposto e quem pode coloca a prole no ensino particular e contrata plano de saude.
‘As churrasqueiras não custaram um centavo dos cofres da prefeitura. Através de uma doação, a iniciativa privada investiu, o setor público coordenou, e a população ganhou.’ Que baita cascata! Kuakuakuakuakuakuakua! Doação que é ‘investimento’! Kuakuakuakuakuakua!