
Por Ezequiel Redin (professor da UFSM) / Do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural
No próximo domingo, 13 de julho de 2025, o município de Silveira Martins será palco de mais uma edição da Caminhada Internacional na Natureza, da Arte e da Fé. A atividade, que integra o circuito mundial de caminhadas rurais, é organizada pelo Programa de Extensão Rural PROGEATER da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela Emater/RS-Ascar e em parceria com a Prefeitura Municipal de Silveira Martins.
Com largada às 13h30, no Campus da UFSM em Silveira Martins, a caminhada percorrerá 10 quilômetros por trilhas e estradas rurais, atravessando cenários históricos e naturais que resgatam a cultura e as tradições da imigração italiana na região.
No trajeto, os participantes visitarão a Igreja Matriz Paróquia Santo Antônio de Pádua, o Museu do Imigrante, a figueira centenária da Capela Santa Inês e os tradicionais parreirais da Família Avozani, finalizando na Capela Nossa Senhora da Saúde.
O evento é também um importante exemplo de como as atividades de Extensão Rural e Extensão Universitária podem dialogar diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A iniciativa contribui para o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ao estimular atividades físicas e momentos de convivência saudável; ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), valorizando o patrimônio histórico e cultural local; e ODS 15 (Vida Terrestre), promovendo a preservação ambiental e o contato respeitoso com a natureza.
A caminhada contará com três pontos de apoio, carro de suporte, ambulância no local e estrutura básica para os participantes. A expectativa é de reunir caminhantes que conheçam as belezas do rural, sendo que as inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 12 de julho, exclusivamente pelo site oficial do Ecobooking. A inscrição no dia do evento não será permitida.
Para quem quiser fechar o dia com sabores típicos da região, a Pousada e Ristorante Pinton oferecerá, a partir das 16h30, um café colonial por adesão, com valor de R$55,00, reunindo pratos típicos da culinária local.
Mais do que uma atividade esportiva, a Caminhada Internacional na Natureza em Silveira Martins representa um importante movimento de valorização do meio rural, das famílias agricultoras e do patrimônio cultural herdado da imigração italiana na região. A iniciativa fortalece os vínculos entre universidade, comunidade local e instituições públicas, reafirmando o compromisso da extensão universitária e rural com o desenvolvimento social, cultural e ambiental.
Inserido no território do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, o evento também contribui para a promoção do turismo sustentável e para a valorização das paisagens e da história geológica e cultural que caracterizam essa região única do Rio Grande do Sul. Ao integrar atividades físicas, educação patrimonial e contato com a natureza, a caminhada reforça os princípios da Agenda 2030 da ONU, estimulando práticas de bem-estar, preservação ambiental e fortalecimento das comunidades locais.
Evento:
Data: 13 de julho de 2025
Horário: 13h30 às 17h
Local de saída: Campus UFSM – Silveira Martins
Distância: 10 km
Inscrições: até 12/7, às 23h59min
Informações e inscrições em: https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=dgyuk7w2nu5tb3tkvale
Silveira Martins espera os caminhantes com paisagens deslumbrantes, cultura viva e a hospitalidade típica da Quarta Colônia. Participe!
Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto @caminhadasufsm ou na comunidade de avisos do WhatsApp.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.