DestaqueEducação

UFSM. Viva o Campus do Orgulho, suspenso por conta das chuvas, confirmado para este domingo

Evento integra ações da instituição em alusão ao mês do orgulho LGBTQIAPN+

Atividades previstas, que são abertas ao público, buscam reforçar o trabalho da Universidade com a diversidade (Foto Divulgação)

Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações da Coordenadoria e Arte da Pró-Reitoria de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, por meio da Coordenadoria de Cultura e Arte e em parceria com a Casa Verônica, promove no próximo domingo (6) o Viva o Campus do Orgulho. O evento integra as ações da universidade em alusão ao mês do orgulho LGBTQIAPN+ (celebrado em junho), reforçando o compromisso institucional com a promoção da diversidade, do respeito e dos direitos humanos. As atividades são abertas a toda a comunidade e acontecem das 15h às 19h.

A edição de 2025 contará com uma ampla programação cultural, artística e educativa, gratuita e aberta à comunidade acadêmica e externa. Entre os destaques está a Feira LGBTQIAPN+ da Casa Verônica, que neste ano reúne 19 expositores. A feira é um espaço dedicado a empreendedores LGBTQIAPN+ da UFSM, promovendo geração de renda, visibilidade e permanência estudantil. As atrações artística acontecem no largo do Planetário, contando com apresentação musical de Luíse de Bem da Silva (voz e violão); apresentação artística com Country Cunt; Batalha da Ousadia (com Rima das Minas); apresentação com Two Steps -– Pp Urban (coletivo de danças urbanas); Drag cu-in performance e DJ Set.

Além de todas essas atrações, estarão presentes ainda os parceiros do Viva o Campus, como a Polifeira do Agricultor e as sessões no Planetário abertas ao público em geral. Também estará presente o mais novo parceiro: o Laboratório de Cunicultura (LabCuni), que oferece uma experiência única realizando um piquenique com coelhos.

O Viva o Campus busca incentivar a participação cultural e artística da comunidade, promovendo a conscientização e o cuidado com o meio ambiente ao trazer a sociedade para o campus da instituição. Realizado desde 2014, a ação tem ganhado espaço na agenda de Santa Maria, ressaltando as habilidades e as experiências movimentadas pela UFSM nas diversas áreas de atuação institucional.

Programação completa:

Atrações artísticas (palco no largo do Planetário):

15h – Luíse de Bem da Silva (voz e violão) e Country Cunt (apresentação artística)

16h – Batalha da Ousadia (com Rima das Minas), Two Steps – PPurban (coletivo de danças urbanas) e Drag cu-in performance (apresentação artística)

17h – DJ Set

Atividades propostas pela Casa Verônica:

– Feira LGBTQIAPN+ da Casa Verônica, com 19 expositores

– Atividades com o PET Diversifica, no bosque em frente ao Planetário

– Pintura de rosto no largo do Planetário

Atividades parceiras do Viva o Campus:

Planetário:

– Exposição “As estrelas foram apenas o começo”

– Sessões de cúpula: “Kira” (às 15h), “Da Terra ao Universo” (às 16h) e “A Questão da Vida” (às 17h)

Laboratório de Cunicultura:

15h às 18h – Na atividade “Piquenique com Coelho”, o público poderá interagir com os coelhos do LabCuni no largo do Planetário

Polifeira do Agricultor:

Os produtos dos agricultores parceiros do projetos estarão à venda durante toda a tarde no largo do Planetário

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo