
Por Joyce Noronha (Com arte de Gibran Carrazzoni) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e da Fazenda – pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) -, lança a Gincana Somos 10, que tem o intuito de promover desafios criativos para engajar os estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) para provas externas de avaliação que ocorrem em outubro e em novembro. As avaliações são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), organizado pelo Governo Federal, e do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), promovido pelo Governo Estadual.
A Gincana Somos 10 convida toda a comunidade escolar a se engajar, fortalecer a aprendizagem e celebrar o compromisso da escola com a educação, a cidadania e a função social do ensino. Com os objetivos de incentivar o engajamento e a participação ativa de estudantes, professores e comunidades escolares nas avaliações, fortalecer as aprendizagens com base nas matrizes de referência de cada avaliação.
“A cada avaliação conseguimos ter um panorama da aprendizagem da Rede Municipal de Santa Maria e é muito importante conscientizar toda a comunidade escolar sobre o retorno que estas avaliações trazem ao Município, pois os resultados implicam diretamente nos índices educacionais. Para deixarmos a preparação para as provas mais divertida, chegamos com a iniciativa de gincana, em que os estudantes passam pelas etapas prévias desvendando desafios criativos”, salienta a secretária de Educação, Gisele Bauer.
A iniciativa também busca estimular o espírito de cooperação, integração e protagonismo estudantil por meio de atividades lúdicas e educativas, conscientizar sobre a importância da Educação Fiscal, a utilização responsável e social dos recursos públicos. Também visa a conscientização da função social dos tributos como uma ferramenta de redistribuição de renda e redução das desigualdades sociais.
As inscrições ocorrem desta segunda-feira (6) a 17 de outubro. Para saber mais sobre a Gincana Somos 10, confira o edital em anexo, abaixo.
SAEB
As provas são destinadas para todos os estudantes da RME que estão no 2º, no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental. Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Governo Federal, estão previstos para ocorrerem entre 20 e 31 de outubro. O calendário é organizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Os testes são aplicados a cada dois anos e contêm questões de Língua Portuguesa e Matemática, para os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos; e de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, para alunos do 5º e 9º anos. E, assim como no Saers, o MEC entra em contato com as instituições de ensino da Rede Municipal poucos dias antes da aplicação dos testes.
O resultado da RME nessa avaliação integra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb. O resultado também influencia no repasse de verba aos Estados e aos municípios para investimentos na Educação. O recurso repassado é do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
SAERS
Os mesmos alunos da RME também passam pela avaliação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). A avaliação está prevista para aplicação entre 17 de novembro a 2 de dezembro de 2025. O calendário é organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que entra em contato com as instituições de ensino da Rede Municipal poucos dias antes da aplicação dos testes. As provas são de Língua Portuguesa e Matemática.
As notas de cada escola, e da RME como um todo, são divulgadas pelo Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que compara a qualidade educacional entre os municípios. A partir desse resultado, a Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação (PRE) calcula o percentual de recursos a ser distribuído a cada município, considerando seus respectivos Imers e porte. O recurso a ser repassado aos municípios é do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e deve ser utilizado para investimentos na Educação de cada cidade.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.