DestaquePolítica

NAS INTERNAS. Câmara vira o palco da reforma, as viagens de Gabriel Souza, candidatura de Sidi no PT

Embate interno no petismo desemboca em reunião regional da sigla no sábado

Por Claudemir Pereira (com fotos de Reprodução/Divulgação) / Editor do Site

– Em encontro há poucos dias, os noviços petistas (foto acima) elegeram a nova Direção da Juventude do PT (JPT) de Santa Maria. A nova secretária será Manu Somavila, tendo como adjunto Pedro Nilson.
– Houve, na verdade, uma grande composição entre as diversas correntes internas do PT, o que, dizem os líderes, demonstra “o compromisso coletivo em fortalecer a juventude petista”.

– Assim, a executiva da JPT será integrada por representantes das correntes Articulação de Esquerda (AE), Socialismo em Construção (SOCO), Democracia Socialista (DS) e Avante.

– Sidinei Cardoso, o Sidi, presidente municipal do PT, também é pré-candidato à Assembleia Legislativa em 2026. Ele e o igualmente vereador Valdir Oliveira, que inclusive já oficializou sua pretensão.

– Tudo, claro, depende de ser confirmada, o que será definido até 29 deste mês, em reunião estadual da sigla, a candidatura de Paulo Pimenta ao Senado e de Valdeci Oliveira à Câmara dos Deputados.

– Como o PT vai resolver essa situação, aliás já prevista por este site de longa data, não se sabe. Mas há, em tese, duas alternativas.

– Uma delas é considerada suicida: os dois concorrendo. A outra demanda uma negociação hoje aparentemente inviável: a desistência de Valdir ou Sidinei.

– De todo modo, nos bastidores petistas, esse é o tema principal hoje, além, claro, da dúvida sobre o destino eleitoral de Pimenta.

– Em meio a essa discussão, e antes mesmo da reunião decisiva do final do mês, acontece em Santa Maria na manhã do próximo sábado, um Encontro Regional do partido.

– A reunião, na qual o tema óbvio é a campanha eleitoral de 2026 e a confirmação das pretensões de Paulo Pimenta como nome preferencial ao Senado, será no plenário da Câmara de Vereadores.

– Aliás, é no parlamento municipal (na foto acima), que se ferirá o grande debate político-administrativo dos últimos meses deste ano: a discussão em torno da Reforma da Previdência.

– Os quatro projetos que compõem a proposta já estão sob análise da Procuradoria Jurídica, antes de começaram a efetivamente tramitar nas comissões permanentes do Legislativo.

– Nos bastidores do parlamento, há uma sensação latente: não será nada fácil ao Executivo aprovar a Reforma, por mais necessária que seja.

– Aliás, não se discute a necessidade. A questão toda é a forma, contestada pelo funcionalismo e que encontra eco em boa parte dos vereadores.

– Haveria particular dificuldade na aprovação da ampliação da idade para a aposentadoria, porque requer mudança na Lei Orgânica e quórum qualificado de 14 votos.

– Para fechar: não está faltando quilometragem para o vice-governador Gabriel Souza, do MDB, na tentativa de viabilizar sua pré-candidatura ao Piratini no próximo ano.

– Em Santa Maria mesmo, esteve duas vezes nos últimos 30 dias. Na primeira vinda, para um encontro em que detalhou as realizações do governo gaúcho na região central.

– Já neste domingo, o encontro foi com a oração. Gabriel Souza participou da procissão, principal ato da Romaria à Nossa Senhora Medianeira.

– Antes ainda, no sábado à tardinha, vindo de São Luiz Gonzaga, onde assinou convênio do Governo do Estado com hospital local, esteve no campus da UFSM.

– Em Camobi, estava prevista a visita ao Laboratório de Micrometeorologia  e Laboratório de Gases do Efeito Estufa (1054) do Departamento de Fisica, tudo no prédio do INPE.

– A ideia é apresentar uma proposta de parceria entre a UFSM , o governo gaúcho e a Universidade de Nebraska,  para monitoramento de água na agropecuária gaúcha.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo