
Por Maiquel Rosauro
A Corsan deverá voltar a ser um centro de atenção dos vereadores santa-marienses em 2026. Nesta quinta-feira (19), em menos de duas horas, dois parlamentares protocolaram na Câmara Municipal requerimentos que envolvem a empresa.
Às 11h51min, Tubias Callil (PL) solicitou a constituição de uma comissão especial para acompanhar o contrato entre a Prefeitura de Santa Maria e a Corsan nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. Outro objetivo é analisar a fiscalização quanto a supostas cobranças abusivas praticadas pela empresa.
Às 13h16min, Luiz Roberto Meneghetti (Novo) solicitou informações à Prefeitura sobre a fiscalização da prestação dos serviços de água e esgoto, com a apresentação de um relatório de infrações e penalidades e de prazos de atendimento aos usuários da Corsan.
Ano passado, a Corsan foi alvo de duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs). A primeira, comandada por Tubias, foi suspensa após pedido da empresa investigada. A segunda CPI, comandada por Sérgio Cechin (PP) e formada apenas por membros da base do governo, ignorou as multas pesadas praticadas pela empresa contra os santa-marienses e finalizou os trabalhos sem indiciamentos.
Férias
O prefeito Rodrigo Decimo (PSD) comunicou à Câmara Municipal, nesta quinta-feira (19), que sairá de férias, pelo período de dez dias, a partir de 4 de março. Em sua ausência, a vice-prefeita Lúcia Madruga (PP) assume o posto.
Tchau, PDT
O segundo suplente a vereador pelo PDT em Santa Maria, Zaloar Soares, está de saída da legenda. Na noite de quarta-feira (18), divulgou uma nota de agradecimento ao partido. Ele estava filiado à agremiação desde março de 2024, logo após ter saído do Progressistas.
“Agradecemos a oportunidade de ter trabalhado juntos, compartilhando ideais e construído uma história de compromisso e dedicação. Desejamos ao PDT e a todos os seus integrantes sucesso e prosperidade em suas futuras empreitadas”, publicou Zaloar, que em 2024 conquistou 1.402 votos à Câmara.
O Site entrou em contato com Zaloar nesta quinta-feira (19). Ele disse que não pretende se filiar a outra sigla neste ano. O objetivo, no momento, é avaliar o cenário político e voltar a se filiar a uma legenda em 2027. Atualmente, Zaloar atua na Defesa Civil Municipal.
Nos bastidores, PP e Novo já se movimentam para levar Zaloar para suas trincheiras. Na eleição de 2020, Zaloar ficou na primeira suplência à vereança pelo PP, com 1.126 votos. Ele fez apenas três votos a menos que Roberta Pereira Leitão, que acabou ficando com a última vaga da sigla.





Péssimo, o enrolão, saira de férias e ninguem na cidade notará a diferença. Quem é Zaloar na fila do pão para virar ‘noticia’?