DESENVOLVIMENTO. Agência completa cinco anos e traça novos objetivos para o Planejamento Estratégico
Por MARIELLE FLÔRES, da Assessoria de Comunicação da Adesm
Na próxima segunda-feira, 18 de abril, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria completa cinco anos de sua fundação. Idealizada por pessoas que sonhavam – e continuam sonhando – com uma Santa Maria melhor para se viver, a ADESM é hoje uma realidade construída por meio da articulação entre o Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Associações afins e Voluntários da Sociedade.
Com muitos motivos para comemorar, a ADESM celebra seu quinto aniversário traçando novos objetivos para os próximos anos de atuação, além de atualizar missão e visão que direcionam os passos da Agência. Confira:
Missão
Fomentar o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região, por meio da articulação dos diversos agentes da sociedade, da divulgação de oportunidades e atração de investimentos com base nos potenciais Polos previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento, e coordenar o Movimento “A Santa Maria Que Queremos”.
Visão
Ser reconhecida pela comunidade como instituição fomentadora do desenvolvimento sustentável de Santa Maria e Região, e ser reconhecida nacionalmente como uma importante Agência de Desenvolvimento até 2020.
Da atualização do Planejamento Estratégico realizada em dezembro de 2015, foram identificadas algumas ações estratégicas a serem desenvolvidas pela ADESM no decorrer dos próximos 4 anos, como:
– Disseminar a cultura de empreender e inovar, apoiar as ações empreendedoras e articular o aumento de aporte de tecnologia nas empresas de Santa Maria por meio da aproximação com as universidades;
– Articular a implementação de ações de desburocratização na abertura e fechamento de empresas;
– Acompanhamento da implementação de Planos Municipais, como de Saúde, Saneamento, Mobilidade Urbana, Educação, Cultura;
– Fortalecer os APL’s e estimular novos setores produtivos, entre outras propostas que somam 21 ações estratégicas.
Nestes cinco anos, destacam-se as seguintes atividades desenvolvidas pela ADESM:
1 – Plano Estratégico de Desenvolvimento: Em 2013 a ADESM realizou a entrega do Plano Estratégico de Desenvolvimento à comunidade santa-mariense. O PED foi construído a partir das inquietações da comunidade, por meio de um processo de participação social que levou em conta a opinião de diversos segmentos sociais representados nos diferentes espaços de discussões proporcionados durante a sua elaboração. Durante os dois anos de trabalho na coordenação do Movimento A Santa Maria que Queremos, a ADESM orientou 144 reuniões de Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalho, que contaram com 2.506 presenças de 803 voluntários e 210 Entidades representadas. O Plano Estratégico de Desenvolvimento não é um plano de um único governo, e sim uma política para governos, pois ele está em constante atualização. E a tarefa mais complicada é esta, mantê-lo atualizado e colocá-lo em prática. Entretanto, a ADESM tem se encarregado disso e coordenado as articulações para tirar estas propostas do papel. Por meio deste trabalho foram identificadas as demandas do município e os vetores de competitividade, direcionando os projetos da agência de acordo com as potencialidades do município. Atualmente a ADESM continua atuando na coordenação do Movimento A Santa Maria que Queremos e trabalha na atualização e monitoramento do PED.
2 – Apoio na elaboração e consolidação de 3 Arranjos Produtivos Locais (APL de Tecnologia de Informação e Comunicação; APL Metal Mecânico e APL Polo de Defesa): Arranjo Produtivo Local é uma articulação estratégica entre empresas de um mesmo segmento, visando manter vínculos de cooperação. As empresas participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados. A partir dos convênios firmados junto ao Governo do Estado, os APLs utilizam recursos financeiros para o fortalecimento das empresas/instituições que fazem parte do cluster. A ADESM foi responsável por apresentar às empresas e instituições o edital dos APLs. Além de auxiliar na elaboração dos projetos dos 3 APLs já enquadrados e reconhecidos, a Agência também trabalhou na construção do projeto do APL de Turismo que, infelizmente não foi reconhecido e enquadrado por falta de articulação do setor.
3 – Articulação dos diversos entes da sociedade: Durante estes cinco anos de trabalho a ADESM buscou aproximação junto às instituições que desempenham atividades em prol do desenvolvimento do município. Instituições de ensino, órgãos públicos, entidades representativas, empresários e sociedade fazem parte dos diálogos que direcionam as ações da ADESM e que impulsionam as ações de desenvolvimento. A ADESM surge com uma função agregadora para que todos trabalhem juntos em busca de um mesmo objetivo.
4 – Consolidação do Polo de Defesa: A ADESM identificou o setor de defesa como um potencial polo de desenvolvimento do município. Com isso, investiu na aproximação das forças militares (marinha, exército e aeronáutica) com as empresas a fim de traçar um planejamento e consolidar Santa Maria como referência no setor. O Polo de Defesa foi consolidado em 2014 e, posteriormente, em 2015, reconhecido e enquadrado como um Arranjo Produtivo Local.
5 – Elaboração do material de divulgação do município: até 2011 o município não contava com material bilíngue (português/inglês; português/espanhol; português/alemão; português/mandarim), específico para divulgação dos potenciais de Santa Maria e região.
6 – Santa Maria em Dados: o site traz informações e dados sobre o Município, organizados em um único sistema, disponível para acesso de toda a população. O material foi dividido em oito módulos que subdividem-se em 30 subgrupos que disponibilizam mais de 210 tabelas com dados de Santa Maria e região.
7 – Apoio ao Santa Maria Tecnoparque: desde sua inauguração em 2013, o Santa Maria Tecnoparque tem buscado sua consolidação no município. Para isso, a Associação Parque Tecnológico de Santa Maria conta com o suporte da ADESM para os serviços financeiros, etc.
Segundo o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, a Agência foi criada para ser uma instituição inclusiva:
– Ao completar cinco anos comemoramos os frutos que já foram colhidos. E, acima de tudo nos preparamos para os próximos desafios que exigem cada vez mais aproximação e união em busca de um objetivo comum de construirmos uma Santa Maria inovadora, sustentável e feliz.
No decorrer do ano, a ADESM irá realizar diversas atividades alusivas aos cinco anos de acordo com as ações previstas no novo Planejamento Estratégico da Agência. Entre elas, a entrega do PED aos candidatos das próximas eleições municipais, que deve ocorrer no mês de agosto.
Para saber mais sobre as atividades desempenhadas pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, acesse www.adesm.org.br ou visite a sede da ADESM na Rua Ângelo uglione, 1509, centro.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.