NÃO CUSTA LEMBRAR. A pergunta que persiste e ainda sem resposta precisa: gastar ou economizar?
Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 3 de junho de 2015, quarta:
“CRISE E CONSUMO. É hora de gastar? Comércio diz sim, mas economistas aconselham cautela e barganha
Por MARCOS FONSECA (com fotos de Divulgação)
Em tempos de crise como a que o país vive agora, especialistas da área econômica recomendam cautela aos consumidores. Como não se sabe o que virá pela frente, a ordem é pôr o pé no freio e gastar comprando apenas o necessário. Dessa forma, evita-se de entrar no vermelho do banco ou, pior, de aumentar o saldo devedor – no caso de quem já ingressou no vermelho.
A dica vale para tudo, e atinge especialmente o comércio, a construção civil e o setor automotivo. No caso de a compra ser necessária, vale alçar mão da velha máxima da “barganha”. Embora Santa Maria viva um cenário diferente (alguns empresários locais até mesmo negam a crise, como já MOSTRADO neste site), o momento é de alerta para evitar surpresas.
Com os juros em alta, comprar a prazo ou utilizar o limite do cheque especial pode ser arriscado. Na última quarta-feira, 27, o Banco Central divulgou a taxa cobrada em abril pelo setor bancário para oferta de crédito. Os juros do cheque especial foram para as nuvens. A taxa média de 226% ao ano é a maior desde dezembro de 1995…”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, se há alguma certeza é a incerteza – acerca da resposta adequada. Quanto a este site, continua com seu mantra: aqui não nos michamos para a crise. Ponto.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.