Artigos

“Devagar, que tenho pressa” – por Carlos Costabeber

carlinhosAdorei o provérbio português adotado pelo Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (foto), para definir a politica que está sendo adotada para recuperar a combalida economia brasileira. Afinal, a situação chegou a um ponto insustentável, e se seguisse no mesmo ritmo de descontrole das contas públicas, o Governo Federal chegaria no final do ano sem recursos para pagar o funcionalismo – como está ocorrendo no Rio Grande do Sul.

Como estudioso da gestão pública, fico cada vez mais apavorado com “a gastança” de dinheiro, em razão da falta de controle, de profissionalismo e da entrega de cargos de chefia a indicados políticos. Esse é o maior crime contra as instituições públicas, pois os interesses partidários ficam acima do coletivo. Os cargos viram moeda de troca, na busca de acordos partidários que viabilizem a governabilidade, e… a próxima eleição. Tudo feito descaradamente, sem constrangimentos, e sem qualquer penalização pelas decisões erradas. Ninguém jamais é responsabilizado !

A rotina de substituição dos gestores a cada mudança de governo leva a uma descontinuidade de processos em andamento. Aqueles que entram “querem mostrar serviço” (sempre visando os interesses partidários e as próximas eleições), alterando rotinas e decisões anteriores ao seu bel prazer. Um escândalo !

O pior é que não se vislumbra uma mudança nessa danosa cultura! Basta ver que o novo Ministério Temer foi montado visando obter maioria no Congresso. Felizmente, o Presidente, prisioneiro dessa cultura política, teve liberdade para escolher um “2º. escalão de luxo”. A começar pela área mais importante e sensível, que é a da economia. Também nas estatais estão sendo indicados profissionais altamente qualificados e sem vínculo partidário.

O Brasil precisa ser passado a limpo, pois ninguém aguenta mais essa recessão sem fim, e o sacrifício de 12 milhões de desempregados. Precisamos colocar um voto de confiança na nova equipe econômica, para reconstruir o Brasil.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que você vê aqui é de Reprodução.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo