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BILHETAGEM ELETRÔNICA. Uso no transporte coletivo começa pelos cobradores, neste domingo

Cobradores passaram por treinamento, antes da operação - que tem sua fase pré iniciada neste domingo

No processo de implantação do Sistema Integrado Municipal, um cronograma está sendo seguido. E uma nova fase, a da pré-bilhetagem eletrônica, inicia neste domingo. O que é e outras informações você fica sabendo através do material distribuído pela assessoria de imprensa do SIM. O texto é de Fabiane Machado. Confira:

“SIM inicia pré-operação da bilhetagem eletrônica neste domingo

Neste domingo (26), o Sistema Integrado Municipal (SIM) inicia mais uma etapa: a pré-operação da bilhetagem eletrônica. Os cobradores de algumas das empresas de ônibus do transporte público de Santa Maria usarão cartões eletrônicos em veículos, que já estão com os validadores, que fazem a leitura dos cartões. Os cartões serão usados, nesta primeira ação, somente pelos cobradores, para liberar a passagem dos usuários pela roleta. Os profissionais receberam, nesta semana, treinamento para atuarem com a bilhetagem.

Conforme o presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Luiz Fernando Maffini, as ações do SIM avançam em ritmo acelerado e a instalação dos validadores em toda frota de ônibus urbanos também iniciará neste período. 90% dos veículos já estão com a base dos equipamentos instalada e preparada para receber o restante.

Os usuários só passarão a usar os cartões eletrônicos em novembro, quando os idosos, que já estão sendo cadastrados, receberão seus cartões. Além dos idosos, num primeiro momento, outro público usará cartões: os profissionais que usam vale-transporte, fornecido pelas empresas onde atuam. O Consórcio SIM encaminhará cartões às empresas que repassarão aos seus funcionários. Também poderão usar cartões eletrônicos, em novembro, os usuários que comprarem seus créditos e que deixarão de pagar a passagem em dinheiro. Esta primeira etapa da bilhetagem eletrônica, planejada para novembro, será de Operação Assistida, pois a Empresa 1, contratada para a implantação e operacionalização do processo, fará o acompanhamento e orientação do dia-a-dia do novo sistema.

A previsão é de que, na última semana do mês de novembro, o SIM esteja totalmente implantado, com a bilhetagem eletrônica em pleno funcionamento. A Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) seguirá com o cadastramento dos diferentes tipos de usuários. No caso dos idosos, o prazo para os nascidos em fevereiro, março e abril encerra em 30 de setembro. O mês de outubro será de cadastramento de idosos nascidos de maio até dezembro. Desde o início do cadastramento, em 01 de setembro, até ontem, dia 23, 2 mil e 321 idosos foram cadastrados.

Etapas e ações do SIM

1) Implantação do Consórcio Operacional SIM – Sistema Integrado Municipal;

2) Aquisição de 55 novos veículos, respeitando a acessibilidade e as normas do Conama, incluindo letreiros eletrônicos;

3) Padronização da Frota:

– 195 veículos já possuem o padrão de layout do SIM, o que equivale a 85% da frota.

– 76 possuem elevadores, em acordo com as normas de acessibilidade

– Inversão do fluxo de embarque e desembarque em toda a frota;

4) Padronização do layout interno dos veículos;

5) Criação das Diretrizes Organizacionais do Consórcio SIM;

6) Ações de informação e esclarecimento às equipes de todas as empresas operadoras do SIM, com relação ao funcionamento do novo Sistema;

7) Treinamento das tripulações, incluindo os novos registros operacionais e a inversão de fluxo;

8) Definição de novos processos operacionais e administrativos, com a criação

de grupo de trabalho sistemático e permanente para acompanhá-las, visando a agilidade e a qualificação dos serviços prestados;

9) Inclusão dos horários de atendimento aos usuários nos sites da ATU (www.atu.com.br) e das empresas integrantes do Consórcio SIM;

10) Aquisição do software Maptitude, que facilita ao Consórcio o planejamento das linhas de ônibus. O programa inclui mapas detalhados dos itinerários, que poderão ser acessados pela internet.

11) Treinamento da equipe do SIM para utilização da ferramenta de planejamento;

12) Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE)

13) Desenvolvimento e apresentação do projeto gráfico dos cartões destinados aos usuários;

14) Assinatura do contrato entre a ATU e a Empresa 1 fornecedora do SBE (Sistema de Bilhetagem  Eletrônica).

15) Treinamento dos profissionais de manutenção das empresas que integram o SIM para instalação, nos ônibus, das bases dos equipamentos de bilhetagem eletrônica;

16) Instalação das bases dos equipamentos de bilhetagem nos ônibus;

17) Cadastramento de usuários para confecção dos cartões eletrônicos, inicialmente idosos;

18) Treinamento dos cobradores para operacionalização da bilhetagem;

19) Pré-operação da bilhetagem eletrônica, inicialmente com os cobradores nos veículos”

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3 Comentários

  1. Mesmo assim ainda é impossível conseguir o itinerário das linhas de ônibus de Santa Maria. A prefeitura não tem e a ATU não quer dar.

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