SALA DE DEBATE. O Hospital Regional, a falácia da Rede Sarah e os “tempos terríficos”. Como assim???
A questão da saúde pública, especialmente o Hospital Regional, foi a grande estrela do “Sala de Debate”, programa da Rádio Antena 1, ancorado por este editor, nesta quinta-feira, 14 de julho. Antes, é verdade, os convidados, Eduardo Rolim e Péricles Lamartine Palma Costa, não esqueceram de falar sobre Luiz Gonzaga Isaia, falecido ontem e sepultado na manhã de hoje, e a importância dele para a educação de Santa Maria.
Também, já mais para o final, a questão da Corsan e a concessão em vias de vencer voltaram à baila – a partir da informação de um leitor acerca de esgoto a céu aberto nas proximidades da Casa de Saúde, no Bairro Itararé.
Mas, no mais, foi só saúde, com interação dos ouvintes e a intensa participação dos convidados. Aliás, Rolim, que é médico e tem experiência na gestão, deixou claro que tudo ficou mais complicado nesses “tempos terríficos”. Mmmm.. o que significará essa expressão? Só mesmo ouvindo o programa para entender. Ah, detalhe: a discussão do assunto, a partir da situação do Hospital Regional, teve como ponto de partida o artigo PUBLICADO, na madrugada de hoje, aqui no site, pelo jornalista Luiz Roese (“A falácia de que teríamos um hospital da Rede Sarah em Santa Maria”)
PARA OUVIR O “SALA DE DEBATE” DE HOJE, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO!
Um hospital do tipo citado seria muito bom para a cidade. Falácias no caso do Rede Sarah ocorreram, não há que se negar. Porém muita gente de boa fé acreditou.
O ministro que falou para Pimenta e Osmar Terra que a rede viria para Santa Maria foi Humberto Sérgo Costa Lima (notícia está furada, não é Rocha), ministro da saúde do primeiro governo Lula. Em 2011 outro ministro petista, Alexandre Padilha, primeiro mandato de Dilma, continuava prometendo terrenos na lua. Conclusão é que acreditar no pessoal do partidinho aquele é roubada.
http://www.brasil.gov.br/saude/2011/07/saude-quer-expandir-modelo-de-reabilitacao-da-rede-sarah-para-todo-o-pais