Artigos

A falácia de que teríamos um hospital da Rede Sarah em Santa Maria – por Luiz Roese

luizLá se vai o distante ano de 2003. Santa Maria, mais uma vez, enfrentava uma crise de falta de leitos públicos em seus hospitais, especialmente nos meses mais frios. Aí apareceu o então secretário estadual de Saúde, Osmar Terra (no governo Germano Rigotto), falando que Santa Maria teria um novo hospital, que seria da Rede Sarah.

Lembrando que a Rede Sarah tem 10 unidades espalhadas pelo país. Essas unidades prestam assistência médica qualificada e gratuita na área de reabilitação. São também dedicadas ao tratamento de deformidades na criança e problemas de neurodesenvolvimento. Dedicam-se à prestação de serviços especializados nas áreas de neurorreabilitação. São unidades em Brasília (DF), Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Belém (PA), Macapá (AP), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

A falácia teve mais personagens ainda em 2003, quando o então ministro da Saúde, Humberto Rocha, recebeu em seu gabinete o secretário Osmar Terra e o deputado Paulo Pimenta e “confirmou” a instalação de um hospital da Rede Sarah em Santa Maria. Quanta ilusão. Osmar Terra chegou a dizer que as pessoas não precisariam mais ir a Brasília para o atendimento especializado e que o hospital de Santa Maria seria “referência para a Região Sul”.

Eu também lembro que Terra declarou que os primeiros atendimentos seriam feitos em 2006, Pois é. Os anos se passaram, o tal Hospital Regional continuou a ser construído, e o papo foi mudando: seria uma instituição “nos moldes” da Rede Sarah, e não “da” Rede Sarah.

E o que temos hoje? Um prédio concluído, bonito, mas não mais do que isso. Dentro dele, equipamento algum. Tenho dúvidas até se um dia terá atividades ligadas à área de reabilitação, como originalmente previsto. Nem a gestão está definida, só há eternas especulações. Pois até nisso tem política no meio, com um querendo ser mais do que o outro.

Nem se fala mais quem é o “pai da criança”. Afinal, o Hospital Regional já é um menor abandonado há muito tempo, por diferentes gestões de governo, em diferentes esferas. Eu e a população de Santa Maria ainda esperamos um final feliz, sem mais falácias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo