Você sabe o que está comprando? – por Carlos Costabeber
Desde o ano passado tenho feito palestras sobre “Orçamento Familiar” para os mais variados públicos. Mas recentemente fui convidado para falar para as esposas dos militares de Bagé. Confesso que foi uma experiência muito interessante, pois senti o quanto aquelas pessoas tinham dúvidas a serem esclarecidas.
Choveram perguntas, principalmente sobre o juro embutido nas compras. E pergunto: o que se passa na cabeça das pessoas, ao ver esse anúncio: “eletrodomésticos em 15 vezes pelo preço a vista pelo cartão tal”? É lógico que não existe almoço grátis! Alguém está pagando o custo desse dinheiro, e certamente o consumidor está sendo onerado, em todo ou parcialmente.
Na realidade, hoje existe um casamento entre as grandes redes e o sistema bancário. Então fica mais fácil ganhar menos de um lado (mercadoria), e compensar pelo outro (juros). Daí o consumidor desavisado, ou que se empolga com o valor da prestação mensal, acaba achando que fez um baita negócio. Além disso, essas redes não fazem questão de dar desconto nas compras à vista. É claro! O negócio é fazer os clientes retornarem periodicamente as suas lojas (para pagar os carnês), e assim realizarem mais vendas adicionais. É covardia !
Hoje é possível pesquisar o preço e as condições de pagamento de qualquer produto na Internet. Isso não isenta ninguém de fazer uma má escolha, mas oferece parâmetros para efeito de comparação.
Realmente, os bancos, a indústria e as grandes redes têm um poder de fogo impressionante: tem escala, infindáveis estratégias de marketing, localização privilegiada, pessoal qualificado e, principalmente, um sistema de informações que sabe tudo a respeito de cada cliente. É covardia !
Então fica a pergunta: qual a capacidade dos consumidores (e dos pequenos comerciantes) de enfrentar o poder de sedução dessa turma? As chances são pequenas! Por isso, a importância de se buscar informações, pesquisar ou consultar quem entende do assunto. Colocando a razão na frente da emoção, resultará em maior satisfação, com economia efetiva no bolso.
OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a foto que você vê aqui é de Reprodução da internet.
Tudo que está escrito aì em cima é a mais pura verdade. A industria automobilística, por exemplo. Embora as vendas estejam lá embaixo , os preços dos carros não diminuem 1 centavo. Pois é…