ELEIÇÕES 2016. Em debates no Centro de Referência, Irmã Lourdes avalia e diz: “ninguém vive sem política”
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos – pela ordem de apresentação), especial para o Site
Alcir Martins (PSOL) e Fabiano Pereira (PSB) foram os dois primeiros candidatos a prefeito de Santa Maria a debaterem no Feirão Colonial, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Até o dia 24 de setembro, todos os candidatos irão passar pela sabatina organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) e Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria (CONSEA-SM).
No total, quase 70 pessoas prestigiaram os dois debates, no quais os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar o plano de governo e responder perguntas do público. Em diversos momentos foi possível interromper os prefeituráveis e acrescentar novas questões para o debate.
A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, aprovou a iniciativa e a participação do público.
“Ficamos muito felizes e vamos tratar todos os candidatos de forma igual, com consciência democrática e participativa”, destaca a religiosa.
Irmã Lourdes também destaca os inúmeros questionamentos realizados pelo público, sobre temas como feiras itinerantes, Hospital Regional, manutenção de praças, entre outros.
“As pessoas querem saber para aonde vai o plano de governo dos candidatos. É muito importante haver um espaço de formação política, pois não adianta votar nulo ou em branco. Temos que refletir a caminhada política, pois ninguém vive sem política”, argumenta.
O próximo a participar da sabatina será Jader Maretoli (SD), em 10 de setembro, entre 10h e 11h20min. No mesmo dia, das 14h30min às 15h45min, será a vez de Jorge Pozzobom (PSDB).
No dia 17 de setembro, o debate será com o candidato Marcelo Bisogno (PDT), das 8h às 9h20min. Na sequência, Paulo Weller (PSTU) é o convidado entre 9h30min e 10h50min.
A série de debates termina em 24 de setembro, com Valdeci Oliveira (PT), entre 8h e 9h20min, e Werner Rempel (PPL), entre 9h30min e 10h50min.
Irmã, um dos nossos grandes problemas é a tal de “política”.
O que nos falta, realmente, é competência qualificada na gestão pública, que é outro nível de ação e por isso passa longe de “interesses políticos”.
Pouca gente, significa que só foram as “lideranças”.