CAMPANHA. Werner defende fundação e afirma ao Conselho de Saúde que o programa ESF é fundamental
Por FRANCIELE MARQUES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Candidatura
No final da manhã desta quinta-feira (15), o candidato do Partido Pátria Livre (PPL) à prefeitura de Santa Maria, Werner Rempel, explanou sobre o Plano de Governo na área da Saúde para membros do Conselho Municipal de Saúde. A atividade ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria.
O candidato do PPL, em 20 minutos, resumiu as perguntas enviadas pelo Conselho Municipal da Saúde. “O que o prefeito precisa implementar é uma melhora da arrecadação municipal. Isso também diz respeito diretamente ao sucesso da sua ação, em nível municipal, na área da saúde. Nós temos muitos recursos municipais para serem cobrados sem “esfolar” a população”, disse Werner, ao ser questionado sobre de onde vão sair os recursos para a saúde.
Werner acredita que a Estratégia Saúde da Família (ESF) é fundamental para a melhora dos atendimentos nos Pronto-Atendimentos e hospitais da cidade. “O alicerce da casa é o que a sustenta. A atenção básica também tem esse nome não por ser apenas básica, simples, ela tem esse nome porque ela é a base de todo o atendimento. A falta de atendimento básico faz com que os hospitais e emergências fiquem superlotados. Inclusive, o fato das emergências estarem lotadas é o atestado da falência da atenção básica.” afirmou.
O candidato propõe que seja criada a Fundação Municipal de Saúde de Santa Maria. E, em consonância com o Conselho Municipal de Saúde, que sejam formulados os princípios e diretrizes da política municipal de saúde para exercer todas as atribuições da área, de acordo com a Lei Orgânica.
Ao final, Werner disse que o lema ‘Para Cuidar Bem de Santa Maria’ tem um significado especial. “Consideramos que, embora pensemos com a cabeça, sentimos com o coração e executamos com as mãos. Existem muitas mãos no símbolo da nossa campanha e acreditamos que todas as atividades precisam ser feitas a muitas mãos. Todos juntos, teremos muito mais sucesso na gestão da cidade. Não podemos ficar isolados”, concluiu.
Um fala que a fundação é salvação da lavoura, vai tirar dinheiro dos índios para colocar no bolso de mais caciques. Outro vai colocar UTI na Casa de Saúde. Muitos falam em abrir o hospital regional.
Nenhum menciona a falta de pediatras e nem como pretende resolver o problema.
http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2016/07/faltam-pediatras-nos-postos-de-saude-de-santa-maria-6625988.html