CAMPANHA. Candidatos correm contra o relógio, na reta final da busca ao voto. Há apenas mais cinco dias
Por JOYCE NORONHA, no jornal A Razão
Neste domingo, 203.043 eleitores são esperados nas urnas de Santa Maria para escolher o novo prefeito, vice e vereadores do município. Há grande chance que a disputa pela principal cadeira do Executivo municipal não se encerre ainda nesta votação e que seja preciso a realização de um segundo turno, marcado para 30 de outubro. Mas enquanto isso, os postulantes à Prefeitura e ao Legislativo correm contra o relógio para aproveitar ao máximo os últimos dias de campanha eleitoral.
A propaganda no rádio e na TV, para o primeiro turno, encerra nesta quinta-feira. O último programa no rádio é amo meio dia e o último bloco na TV é às 20h30.
Além disso, os candidatos podem utilizar cabos eleitorais com panfletos e bandeiras, carros de som, promover caminhadas e carreatas até às 22h de sábado. Qualquer propaganda depois deste horário é passível de multa e condenação por crime eleitoral.
Contudo, os candidatos a prefeito dizem que vão utilizar a última semana para intensificar o contato direto com os eleitores, mais conhecido como “corpo a corpo”.
O A Razão conversou com os postulantes ao Executivo para saber qual estratégia eles pretendem utilizar na reta final do pleito. Apenas o concorrente do PSTU, Paulo Weller, não atendeu aos telefonemas da reportagem e até o fechamento desta edição e não retornou aos contatos telefônicos.
Como eles querem encerrar esta etapa
Alcir Martins (PSol)
“Vamos tentar mobilizar mais gente, dentro dos nossos limites. Hoje (ontem) à noite temos uma reunião importante para definir a agenda desta semana. Mas vamos seguir o nosso papel, que é questionar pontos e expor algumas realidades”
Fabiano Pereira (PSB)
“Vamos continuar na mesma batida, cada vez trabalhando mais. Vamos intensificar o nosso trabalho de corpo a corpo. Vamos ir até os eleitores e não só os do Centro. Hoje (ontem) vamos passar por dez comunidades, vamos de porta em porta”
Jader Maretoli (SD)
“A gente vai intensificar o corpo a corpo. Como nós temos pouco tempo de rádio e televisão, vamos investir na caminhada, em nossa apresentação nas ruas, indo até as pessoas. Vamos aproveitar estes dias para ficar mais próximos às pessoas”
Jorge Pozzobom (PSDB)
“A estratégia é seguir com o que estamos fazendo, seguir com a nossa campanha, que é de propostas. Não adianta querer transformar toda a casa, sem antes fazer uma pequena reforma e Santa Maria é a nossa casa. E vamos fazer isso junto com as pessoas”
Marcelo Bisogno (PDT)
“Estamos nos esforçando para mostrar ao eleitor que a cidade só tem dois deputados estaduais e os dois querem ser prefeito, mas se um deles conseguir, a Santa Maria perde. Queremos nos eleger para trabalhar junto com estes deputados para melhorar a cidade”.
Paulo Weller (PSTU)
Não atendeu à reportagem de A Razão
Valdeci Oliveira (PT)
“Vamos manter a mesma estratégia em todos os 45 dias de campanha. Queremos continuar dialogando com as pessoas, debatendo com os eleitores. Já visitamos pessoas de várias partes da cidade e vamos seguir com este trabalho até o último dia de campanha”
Werner Rempel (PPL)
“Vamos continuar fazendo o que estamos fazendo deste o início da campanha. Nós acreditamos no que estamos fazendo, no que apresentamos e não vemos por que mudar tudo agora”
PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DO JORNAL A RAZÃO, CLIQUE AQUI.
Típica notícia para encher linguiça. A única parte aproveitável de todo o texto é “A propaganda no rádio e na TV, para o primeiro turno, encerra nesta quinta-feira. O último programa no rádio é amo meio dia e o último bloco na TV é às 20h30”.