Artigos

Santa Maria atrai $ do campo – por Carlos Costabeber

carlinhosEm plena crise econômica, Santa Maria está entrando no radar dos investidores do agronegócio. Explico: enquanto todos os ramos da atividade econômica passam por dificuldades, um segmento cresce de maneira constante: o agronegócio. É o Brasil que dá certo! É a base para a retomada do crescimento brasileiro, graças a um elenco de fatores positivos: produtividade em alta, emprego de tecnologias de ponta em todas as fases da produção, demanda internacional liderada amplamente pela China, preços internacionais estáveis, disponibilidade de novas áreas para plantio, maior profissionalismo de parte dos produtores rurais, disponibilidade de mananciais de água, insolação e diversidade climática.

A situação ainda está longe do ideal, porque a infraestrutura do país está sucateada, encarecendo o preço final dos produtos que chegam aos portos de embarque. Caso contrário, a produção de grãos e carnes seria imbatível na competição mundial. Mesmo assim, já somos um dos principais celeiros do mundo.

Mas o que Santa Maria tem a ver com isso: (1) estamos geograficamente no centro da produção primária do Estado; (2) graças a BR-158, ligando a cidade a Rosário do Sul, ficamos mais próximos das cidades da Região da Campanha; (3) as universidades, notadamente a UFSM, atraem não só os jovens como os investimentos dos pais em imóveis residenciais; (4) somos um polo de saúde importante (um amigo que morava numa cidade próxima me disse: “vou me mudar para cá (Santa Maria) em razão da assistência médica; estou com 60 anos, e se me acontecer alguma coisa séria, talvez não possa sobreviver até chegar a Santa Maria”); (5) a cidade oferece um bom padrão de qualidade de vida, com uma diversidade de opções de restaurantes, cinemas, shoppings e áreas verdes como o Campus da UFSM; (6) ligação aérea com a Capital e o Centro do país; e (7) a oferta de imóveis e condomínios de todos os tamanhos, localização e preços adequados aos mais diversos orçamentos.

Por isso entramos de vez no radar das famílias da região centro-oeste, que até então preferiam investir em Porto Alegre. Até porque, a nossa Capital tem sérios problemas de segurança, trânsito infernal, custo de vida maior, além da distância que tem de ser coberta somente por via rodoviária.

Viramos efetivamente o principal polo de atração do interior do Estado. Podem apostar que Santa Maria vai continuar crescendo, com forte expansão nas áreas de prestação de serviços (comércio, ensino, saúde, lazer) e na indústria da construção civil.

Para tanto, o novo Prefeito terá de usar de inteligência e bom senso, para corrigir os problemas que ainda nos afligem, em especial o crescimento da violência. E tentar fazer mais, com menos recursos.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a imagem que ilustra este artigo é uma reprodução da internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo