SEGURANÇA. Escolas da zona oeste de Santa Maria querem a presença permanente da Guarda Municipal
Por RODRIGO RICORDI (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Foi realizada na manhã desta quinta-feira, uma reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), em que representantes de escolas municipais relataram a situação social do entorno das instituições, especialmente as localizadas na região Oeste da cidade. Na oportunidade, os diretores da instituição solicitaram a presença permanente de um agente da Guarda Municipal nos educandários.
A medida tem por objetivo aumentar a percepção da segurança dos que utilizam os equipamentos da Secretaria de Município da Educação (Smed). Os representantes dos órgãos de segurança pública presentes à reunião também ouviram os relatos dos educadores e pedidos para que os efetivos da Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC) e Polícia Federal se façam mais presentes no entorno das escolas, com rondas ostensivas mais frequentes.;
Relatos de furtos, arrombamentos, ameaças e depredações foram expostas a autoridades policiais e à representantes da Secretaria de Município de Educação. Foram relatadas preocupações com o aumento dessas ações e solicitada a presença fixa da Guarda Municipal nas escolas.
Estiveram presentes no encontro o Superintendente de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, Luiz Eliton Cordenuzzi, Andreia Martins e Daniele Martins da Secretaria de Município da Educação, os delegados Sandro Meinerz e Marcelo Arigony da Polícia Civil, Santo Alciomar da Guarda Municipal, Luis de Souza Martins da Brigada Militar e Getúlio Jorge de Vargas e Paulo Roberto Nunes da Polícia Civil.
GGI-M
O GGI-M é a instância colegiada de ações integradas de prevenção e enfrentamento da criminalidade. Reúne autoridades da segurança pública das esferas Municipal, Estadual e Federal, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Promotoria Pública, Justiça, Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Susepe, Vara de Execuções Criminais (VEC), Bombeiros, União das Associações Comunitárias (UAC) e lideranças empresariais da cidade.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Percepção de segurança não é o mesmo que segurança. Sujeito pode ter impressão de que está seguro e não estar, o que é problema.