CampanhaEleições 2010Pesquisa

ANÁLISE. Média das últimas pesquisas dá frente de 10 milhões de votos para Dilma

Foram, em 3 de outubro, 101,5 milhões de votos válidos (excluídos nulos, brancos e abstencões) na eleição presidencial. Estima-se que, inclusive por conta do feriadão de Finados, afora outros fatores aleatórios, que se alcance um total de 100 milhões, em números redondos, agora, no próximo domingo, 31.

Daí por que fica fácil analisar as pesquisas, em relação ao número de votos. 1%, simplificadamente, significa 1 milhão. E, neste final de semana sem pesquisa (a primeira, desde o início da campanha eleitoral, em meados de julho), o que mais se fez foi analisar os últimos levantamentos disponíveis: divulgados entre terça e quinta-feira, por Vox Populi, Ibope, Sensus e Datafolha.

E o que se tem, depois de tudo? Que a diferença pró-Dilma Rousseff em relação a José Serra, na média, alcançava, faltando nove dias para o pleito, era de 10%. E que o viés da petista era de, no mínimo, estancamento de perdas ou de alta. E que o tucano apresentava tendência de manutenção ou, até, de queda. Em votos? 10 milhões de diferença, na média das pesquisas. O que visto de outro modo, indica que, para vencer, Serra terá que, desde a última sexta, tirar 550 mil votos por dia de Dilma.

Fiquemos, então, para ter mais informações, com a reportagem publicada no sábado pela excelente revista eletrônica Brasília Confidencial. Acompanhe:

 “Vantagem de Dilma é de, no mínimo, 10 pontos

Três das quatro pesquisas de intenção de voto feitas e divulgadas nesta semana pelos principais institutos apontam vantagem da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, sobre o candidato José Serra (PSDB), pelo mínimo de 10 e o máximo de 12 pontos percentuais (entre 13,5 milhões e 16,2 milhões). A diferença de 10 pontos em favor de Dilma foi apurada quinta-feira pelo Datafolha e publicada ontem (sexta). No início da semana, o Ibope apontara vantagem de 11 pontos, enquanto o Vox Populi indicara vantagem de 12. Diferentemente desses três institutos, o Sensus apontou vantagem de 5 pontos (6,7 milhões) para a petista.

Nas simulações de votação total, Dilma aparece com 51% nas pesquisas do Ibope e do Vox Populi, 50% no Datafolha e 46,8% na pesquisa do Sensus. Os índices equivalem ao máximo de 69,2 milhões de votos e ao mínimo de 63,5 milhões…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI .

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo